O que é Análise Fundamentalista? – 024
Existem diversos métodos de custeio. O método de custeio ABC permite uma visão que provilegia a alocação dos gastos primeiramente nos departamentos.
Você vai aprender neste podcast o que é o método de custeio ABC.
Certamente após esta aula o seu conhecimento sobre cada um destes elementos vai ser aprofundado, entendendo, além disso quais são as principais desvantagens de seguir o modelo de custeio por atividades, que são os seguintes:
Eu sou o professor Roberto Penha e espero que aproveites o conteúdo. Vamos lá….
Quer dicas e informações exclusivas? Entre no Canal do Telegram: CLIQUE AQUI
Assunto de extrema relevância. Nos permite entender as nuances de análise que estão por trás do mercado financeiro. Pôde-se compreender na explanação deste podcast que a análise fundamentalista baseia-se na análise dos fundamentos da empresa, dos ambientes internos (setor de atuação, política interna, carteira de clientes, adaptação ao mercado e etc) e externos (ambiente macroeconômico, política de juros, inflação e etc). Embora a análise fundamentalista aparente se fundamentar apenas em fundamentos e valores qualitativos, faz-se mister destacar que a análise fundamentalista não é desprovida de cálculos, faz uso de índices para comparabilidade entre entidades, além de ter a análise do dinheiro no tempo como um ponto muito presente neste tipo de análise. A análise das demonstrações contábeis juntamente com a análise dos fatores qualitativos, tornam-se um dos fatores imprescindíveis na análise fundamentalista.
O podcast possui uma interessante abordagem acerca da análise fundamentalista. Foi importante observar as diferentes situações para as empresas e como isso é afetado pelas inúmeras variáveis que dependem das características individuais de cada entidade. Também vale ressaltar a relevância das demonstrações financeiras para a análise fundamentalista, mostrando como a contabilidade possui um papel de destaque no ambiente do mercado financeiro.
Excelente explanação sobre análise fundamentalista com abordagem dos principais pontos que devem ser estudados dentro da conjuntura externa do mercado e interna da empresa, permitindo o entendimento dos pontos que deverão ser observados por um investidor, que queira tomar sua decisão com base neste tipo de análise.
Excelente explanação com abordagem de alguns fundamentos externos do mercado e internos da empresa, que justificam a tomada de decisão por parte do investidor, o qual toma como base este tipo de análise para justificar sua aplicação.
Obrigado pela explicação, professor! É interessante entender que existe um método “alternativo” para analisar possíveis investimentos não vem necessariamente dos números em si. Analisar as peculiaridades de cada empresa (contexto social, concorrentes, administradores, etc) pode dar uma boa indicação de quais os possíveis rumos que a empresa irá tomar, facilitando para saber se ela tem capacidade de gerar resultados ou se as ideias se alinham, entre outros…
Excelente aula. Mostra como a INFORMAÇÃO é importante para a análise do investimento que desejo fazer. Para identificar que tipo de investidor eu sou e a que nível de risco eu quero me submeter para ter o retorno estimado. Mostra como a análise fundamentalista vai além das Demonstrações financeiras e o Lucro, e sim necessita de um know how sobre toda e qualquer informação sobre os aspectos e possibilidades que aquele investimento implica, conhecimento que o possibilite analisar os rumos que o investimento tem agora e o onde pode chegar.
A política de investimentos abriu a mente do ser humano para a importância de tal movimentação. Fica claro e válido salientar, após ouvir o ótimo episódio do podcast acima, que a informação é uma das bases primordiais para qualquer investimento, porém, não é a única ferramenta que se pode utilizar. Você não basta ter a informação que deseja em mãos, tempestiva e assertiva, mas sim precisa ter a habilidade de julgamento de quando essa informação será utilizada e como será utilizada. Dessa maneira pode-se traçar o caminho e técnica que utilizará para investir seu dinheiro em determinado meio.
Conseguimos ver nesse podcast a importância do conhecimento contábil para os investimentos, como nós estudantes de Ciências Contábeis saímos da faculdade com uma vantagem muito grande em relação a outros cursos, tanto como mercado de trabalho, como também, nossas finanças pessoais. Vimos a importância de analisar o passado ( a evolução da empresa ao longo do tempo), o presente ( a atual situação da empresa) e o futuro ( para onde a empresa pretende ir, como ela pretende evoluir). Mas não só isso, temos que ver o ambiente externo ao qual a empresa está atuando, suas oportunidades e suas ameaças. E para finalizar compara-los com os dados das empresas do mesmo setor e do mesmo tamanho.
Muito interessante o tema deste podcast. Onde se possibilita uma maneira de se avaliar uma empresa para poder investir com mais segurança. Vale ressaltar que é sempre bom adicionar diferentes maneiras de se analisar antes de tomar a decisão de investir ou não, afinal, quanto mais informações basearem suas decisões, mais chances você tem de lucro.
O podcast proporciona um entendimento descomplicado sobre a Análise Fundamentalista. Evidencia a importância da análise das informações contábeis para a tomada de decisão no cenário financeiro.
Uma boa análise é imprescindível para uma boa escolha de um ativo na carteira… e por meio da análise fundamentalista é possível ter uma noção de escolher uma empresa capacitada ou não para a carteira. Para que se tenha uma boa análise é importante conhecer os ambientes internos e externos da empresa, além de ter uma conciliação com os índices e boas análises das demonstrações contábeis da empresa, são pontos relevantes da análise fundamentalista e que a torna bastante utilizada no mundo inteiro.
Ótima explicação sobre a analise fundamentalista e como ela utiliza de muitas informações sobre a empresa, como desempenho financeiro, logística e dirigentes. Ao meu ver, esse tipo de análise pode ser muito efetiva, desde que haja uma quantidade satisfatória de informações analisadas.