O Que é o Método de Custeio ABC? – 020
Existem diversos métodos de custeio. O método de custeio ABC permite uma visão que provilegia a alocação dos gastos primeiramente nos departamentos.
Olá, seja muito bem-vindo ao Podcast Contabilidade Societária. Nesta aula você irá aprender o que é o método de custeio ABC ou custeio por atividades. Quais são as principais questões deste importante campo do conhecimento da controladoria.
Irás aprender os seguintes pontos quanto as vantagens do método de custeio ABC:
Você vai aprender neste podcast o que é o método de custeio ABC.
Certamente após esta aula o seu conhecimento sobre cada um destes elementos vai ser aprofundado, entendendo, além disso quais são as principais desvantagens de seguir o modelo de custeio por atividades, que são os seguintes:
Eu sou o professor Roberto Penha e espero que aproveites o conteúdo. Vamos lá….
Quer dicas e informações exclusivas? Entre no Canal do Telegram: CLIQUE AQUI
Muito interessante esse método de custeio ABC, pois através dele pode se rastrear os custos das atividades que consomem recursos e identificar as maneiras q os produtos e serviços consomem essas atividades, isso tudo é fundamental para tomadas de decisão dentro de uma empresa.
Achei bem organizado por ter que levantar e analisar cada tarefa do departamentos e evita muito o rateio, acaba tendo muita distorção, e o método abc resolve esse distorção, mas não entendi bem como ele resolve em si :/
Direcionador de custo na energia elétrica da pra determinar o consumo de energia por máquina. As empresas costumam usar o rateio, que é proporcional.Nem sempre o produto esta sendo usado/fabricado, por isso usar o rateio pode resultar em erros já que, por exemplo, se calcula o gasto da geladeira em 24h, mas ela só se ativa 8h por dia, caso não deixe a porta aberta por muito tempo.
Bem direta a ideia do custeio abc, calcula os direcionadores de custo para a produção de um produto e utiliza tal informação para tomar decisões com relação ao mesmo, infelizmente, como o senhor apontou, uma de suas desvantagens seria a necessidade de um grupo de pessoal qualificado para realisar revisões no produto (aumentando assim o custo do produto), devido a essa desvantagem empresas de maior porte tendem a usar mais tal estratégia, enquanto empresas de pequeno porte utilizariam outras? (pois, como utilizar tal modelo de custeio acaba gerando mais custos, imagino que não seja algo que pequenas empresas acabem utilizando, isso sendo apenas uma curiosidade que me veio a cabeça).
Professor, esse método de custeio ABC é a mesma coisa que Curva ABC?
Esse é um método de rateio de custo bem organizado, com ele é possível rastrear todos os custos relacionados aos setores e atividades da empresa, com isso é possível organizar e obter uma melhor tomada de decisão dentro da empresa.
Bem interessante a explicação sobre esse assunto, principalmente pelo motivo de explicar as várias formas de custos que são possíveis de serem realizadas.
Ótima abordagem, professor. O método citado é de extrema importância dentro de empresas, auxiliando diretamente na tomada de decisão, que é um dos principais pontos da contabilidade gerencial.
Ótima aula, achei muito interessante o método de custeio ABC. Ele proporciona uma análise separada pelas diferentes atividades da empresa.
Professor, uma dúvida: diante das desvantagens para a implementação desse método de custeio, para uma empresa pequena e recém criada, seria mais vantajoso implementar este método de custeio desde o início ou adotar outra forma de gerenciar os custeios e no futuro, investir na mudança para esta o o custeio ABC?
O bom é que ele consiste em observar separadamente as várias atividades de uma empresa, na qual identifica individualmente os custos envolvidos em cada processo. Assim, no método de Custeio ABC eles são identificados os custos mais altos envolvidos em cada ação ou medida que a empresa toma. A partir disso, as informações obtidas permite que seja feito um aprimoramento onde existem ineficiências para melhorar o esquema.
Interessante esse método, para empresas que precisem de realmente de mais informações gerenciais para auxiliar a tomada de decisão é uma alternativa bem viavel, porém acredito que dependendo do tamanho da empresa não vale a pena usar esse método, por necessitar de um custo mais alto de pessoas capacitadas que talvez possa não valer a pena para empresas pequenas.
Apesar de ter ouvido falar recentemente sobre esse método, fiquei surpreso a versatilidade. Para nós do curso de sistemas, futuros analista de sistemas, da uma serie de termos e nova visão para analisarmos como anda a administração.
Considerado um instrumento de gestão viável (se comparado aos métodos de custeio direto, variável e absorção tradicional) a depender da empresa e situação onde é aplicado, o método de custeio ABC basea-se em uma metodologia cujo foco são os direcionadores de custos de recursos ou direcionadores de custos de atividades que irão alocar os custos incorridos às atividades produtivas. Ressalte-se que a alocação dos custos indiretos ocorre por meio do rateio, o qual consiste em uma distribuição proporcional dos custos pelos recursos envolvidos. Importante ainda mencionar que tal método de custeio busca evitar as distorções causadas pelos rateios ao procurar implantar os direcionadores de custos, que, para Martins (2003), podem ser definidos “como um fator que determina a ocorrência de uma atividade. Como as atividades exigem recursos para serem realizadas, deduz-se que o direcionador é a verdadeira causa dos custos”.
Quanto às etapas para sua implantação, convém transcrever as palavras do professor Roberto Penha, segundo o que segue:
1) Identificar e relacionar as atividades
2) Atribuir custos às atividades (levantamento dos custos)
3) Atribuir o custo das atividades aos produtos baseado nos direcionadores das atividades
Por fim, destaca-se nesse método de custeio a condução do custo indireto ao departamento/setor para a partir daí realizar um critério de separação/rateio bem como a necessidade de pessoal qualiifcado para operar o sistema.
É uma ferramenta para analise do método de custeio e as suas relações com os custos, os exemplo também deixaram bem claros os conceitos do método ABC, pois proporciona transparência e identifica itens que consomem mais recursos. Ficou claro que o método é de grande utilidade para gerenciar os custos e recursos por meio da separação com o rateio.
Não conhecia esse método de custeio, mas seguindo a explicação, parece uma excelente forma de transpor o custo direto-indireto, além de auxiliar na transparência e controle interno. A explicação ficou bem clara.
Ok, acho que deu pra entender. O método de custeio ABC assume que os preços dos produtos são motivados pelas ações da própria empresa e que essas ações são consumidas por produtos e serviços dentro da empresa.
Enquanto ouvia o episodio, imaginei como seria implementar o método abc em alguma empresa aleatória aqui do Seridó, acho que algumas empresas já desistiriam na primeira semana kkkkkkk
Esse é um método bem satisfatório, uma vez que ele é importantíssimo para a lucratividade e o controle de todas as etapas de produção de uma empresa. Dessa forma, pode-se verificar quais itens estão com os custos mais elevados e quais as atividades estão relacionadas à criação de um produto ou prestação de serviço. Ótima explicação do assunto.