O que são Valores Mobiliários? – 023
Existem diversos métodos de custeio. O método de custeio ABC permite uma visão que provilegia a alocação dos gastos primeiramente nos departamentos.
Você vai aprender neste podcast o que é o método de custeio ABC.
Certamente após esta aula o seu conhecimento sobre cada um destes elementos vai ser aprofundado, entendendo, além disso quais são as principais desvantagens de seguir o modelo de custeio por atividades, que são os seguintes:
Eu sou o professor Roberto Penha e espero que aproveites o conteúdo. Vamos lá….
Quer dicas e informações exclusivas? Entre no Canal do Telegram: CLIQUE AQUI
Imposto sobre dividendos uh? É comum, mas… Antes mesmo de se chegar no lucro, a carga tributária já é alta e ainda querem adicionar mais? Bem, pode acabar não sendo tão ruim, mas sinceramente acho que seria algo negativo e poderia desencorajar muitos investidores…
Parabéns pela a explanação, Prof. Roberto!
Em suma, o podcast é bem elaborado e estruturado trazendo conceitos e características peculiares aos elementos que constituem o universo dos valores mobiliários, tais como: ações, dividendos, juros sobre o capital próprio e debêntures. Destaco o zelo e a didática que o professor teve em diferenciar as ações das debêntures, onde as ações tratam-se de um título que concede ao investidor uma “fatia” da entidade, possibilitando a este a participação da entidade seja através de de ações ordinárias (com direito a voto) ou ações preferenciais (preferência no recebimento de dividendos), já no que tange ao conceito de debêntures, estas se tratam de um título de dívida e aquele que a adquire não torna-se um “sócio” da entidade, mas sim apenas um financiador da dívida daquela entidade. Friso aqui também a importância com o qual o professor tratou a diferenciação entre os dividendos e os juros sobre o capital próprio, bem como as suas vantagens e desvantagens. Por fim, destaco algo que me chamou a atenção: A Le 6404/76, muitas vezes confundida com uma lei/premissa da contabilidade mas que na verdade trata-se de uma lei que vem dispor sobre as Sociedades por Ações a qual a contabilidade teve que se adequar sem ferir a sua essência, conceitos e normativas.
Gostaria de salientar que a recompra de ações pelas empresas é um artifício bem comum no Brasil, sendo que a empresa precisa informar a CVM sobre este programa de recompra de ações. E este programa precisa ter um limite de ações a serem recompradas e também um prazo limite para essa recompra, sendo que a empresa não é obrigada a comprar a quantidade total informada no programa, mas não pode recomprar após o prazo limite informado. Já quanto a tributação de dividendos, até 1995 vigorou no Brasil o imposto sobre dividendos, e uma reforma feita na época trocou essa tributação por um aumento na alíquota de imposto de renda das empresas.
Muito bom este método, bem elaborado e de simples entendimento.
Me chamou a atenção as operações de leasing operacional e financeiro feitos pelas as sociedades e arrendamento mercantil, como uma boa oportunidade de “aquisição” de bens com fácil acesso e vantagens tributárias e facilidade na atualização dos métodos da produção.
Podcast muito proveitoso para entendimento do mercado mobiliário, com abordagem e diferenciação dos elementos que o compõem: ações, dividendos, juros sobre capital próprio e debentures, permitindo o perfeito entendimento das características de cada um.
Professor, isso que acontece no Brasil, dos sócios com prioridade no recebimento de divendos não serem aqueles com direito a voto, acontece por quê? Para estimular as pessoas a entrarem no mercado de ações? Ou existe outro motivo?
Excelente explanacao sobre valores mobiliários. Explicando o que é ação de uma empresa e que ela pode ser preferencial tendo a “preferência ” no recebimento de dividendos e também pode ser ordinária tendo assim uma participação mais decisiva no rumo da empresa. Aborda a diferença entre juros de capital próprio e dividendos, onde nos dividendos há isenção de pagamento de imposto já nos juros de capital próprio os investidores pagam o tributos sobre o valor recebido.
Um bom resumo e introdutório para quem tem pouca intimidade com os Valores Mobiliários, explanou o conteúdo com clareza e com bastante coerência!
Ficou bem distinguido a definição sobre os tipos de acionistas e a relação que se tem com a entidade. Dividendos, Bolsa de Valores (B3), Debêntures e juros sobre capital próprio também foram importantes assuntos abordados no campo do mercado mobiliário. Bastante coeso, parabéns pela explanação!
Muito interessante o assunto abordado no podcast, que possui grande relevância para a contabilidade. Foi importante conhecer o conceito de valores mobiliários de acordo com a legislação, assim como o das ações e observar que o último evoluiu de acordo com a realidade do momento. Exemplos de empresas como a Petrobras, que possui participação privada e do governo federal (em sua maioria), são importantes para nos permitir visualizar a dimensão do mercado de ações. O podcast também se fez necessário no momento em que explanou a forma como essas empresas funcionam, como distribuem seus dividendos de acordo com a sua realidade. Parabenizo o professor Roberto pela iniciativa e pela didática!
Obrigado pelo conteúdo, muito interessante o assunto, onde simplifica na hora de se reconhecerem quando os títulos ou contratos devem se sujeitam às regras e à fiscalização da Comissão de Valores Mobiliários.
Abordagem clara e objetiva sobre os Valores Mobiliários. Podcast muito bem disposto, evidenciando conceitos e elementos peculiares que constituem os valores mobiliários. Vale ressaltar também a relevância da fala por destacar e esclarecer conceitos comumente confundidos neste cenário financeiro.
Parabéns professor, excelente explanação sobre valores mobiliários, propondo maior conhecimento e curiosidades sobre o tema, é de vasta importância para o investidor ter a noção sobre esse tema e sobre o sistema financeiro nacional, assim disponibilizando uma visão diferente sobre o mercado de ações. Outro fato importante foi o que você falou em aula sobre o que tem a liquidez mais rápida, o imóvel em si ou as ações dos fundo imobiliários, onde de fato as ações tem uma maior rapidez quando se fala em liquidez imediata. Mas também podemos levar em consideração qual dos dois podem valorizar ou retornar mais no momento da venda. Sendo um fato a ser observado.
Aula bastante esclarecedora! Através do tema abordado, podemos dizer de forma simples, que os valores mobiliários são ativos financeiros que podem ser comprados e vendidos nos mercados. Os investimentos realizados oferece a possibilidade de bons retornos financeiros, porém, também apresenta riscos. Graças as aulas ministradas em sala de aula como também nos vídeos postados no YouTube, podemos realizar uma análise detalhada das opções de investimento antes de tomar decisões financeiras, para saber qual investimento apresenta o melhor retorno e o menor risco.
Ótima aula apresentando informações muito precisas e muito explicativas sobre valores monetários explicando que são investimentos em dinheiro ou em bens suscetíveis de avaliação monetária realizada por uma pessoa com o objetivo de ganho de dinheiro tendo seu foco principal, além disso a explicação sobre as ações que ao ouvir o termo valor monetário é a primeira coisa que passa pela minha cabeça
O podcast abordou os valores mobiliários, ações, debêntures e outros tópicos relacionados. A diferenciação entre a posição de sócio e financiador da dívida, ajudou no entendimento de como se comportam as ações e as debêntures. Importante também a chamada de atenção para eventuais tributações futuras sobre dividendos.
Excelente explicação professor! Através do tema abordado, podemos dizer de forma simples, que os valores mobiliários são ativos financeiros que podem ser comprados e vendidos nos mercados. Excelente explanação também sobre valores mobiliários, propondo maior conhecimento e curiosidades sobre o tema, é de vasta importância para o investidor ter a noção sobre esse tema e sobre o sistema financeiro nacional, assim disponibilizando uma visão diferente sobre o mercado de ações.
A área de valores mobiliários dentro do mercado de capitais é um assunto bem abrangente e atrativo, uma vez que envolvem todos os investimentos do qual se espera obter ganho ou benefício futuro, podendo ser aplicado em: ações, fundos de investimento, fundos imobiliários e debêntures. Além disso, há alguns ganhos além da valorização da ação, como é o exemplo dos dividendos e juros sob capital próprio, ambos originários de parte dos lucros auferidos pelas empresas, que são distribuídos aos acionistas. Por fim, os acionistas de ações possuem alguns direitos com relação às empresas, entre eles: participação nos lucros, direito de fiscalização e informação, preferência na subscrição de novas cotas, convocação de assembleias e possível indicação de membros para o conselho, e direito à voto.
Execelente aula! Muito importante essas explicações sobre ações, debêntures, valores mobiliários e outros títulos que são negociados. Além disso, há um grande destaque no tema uma vez que torna-se possível uma discussão sobre outras formas de capitalização das empresas e suas estratégias para uma adequação do orçamento empresarial, bem como os impactos no planejamento tributário e acompanhamento das informações da empresa.
É interessante que a nomenclatura de Acionistas Ordinários e Preferenciais leva ao pensamento que o preferencial dispõe de mais vantagens, sendo que, quando estudamos, percebemos que, na verdade os Ordinários apresentam um número maior de vantagens, dependendo claro, do ponto de vista de cada pessoa e situação.
Um podcast muito útil para entender o mercado de valores mobiliários, os componentes de ações, dividendos, juros sobre capital próprio e títulos, sendo analisados e diferenciados para que se possa entender as características de cada um.
Excelente explanação sobre valores ou títulos mobiliários, seus tipos, suas particularidades e seu funcionamento, além é claro das opções de investimentos que o investidor detém, como também seus direitos e obrigações com mercado de capitais e do mercado de capitais com o investidor. Professor Roberto, seria interessante um podcast futuro , não sei se já tem em seu canal, aprofundando o tema a respeito dos principais tributos, taxas, encargos e multas que os investidor deve conhecer na hora de escolher um determinado investimento.