O que é ciência e conhecimento científico?
A ciência é conservadora, em geral são passos constantes para o avanço do conhecimento do que grandes saltos.
Nesta aula você irá aprender o que é a ciência, como se tornar um cientista, como acontece o avanço da ciência e quais são os tipos de conhecimento, certamente após esta aula o aprendizado adquirido vai lhe trazer mais questionamentos.
Irás aprender a como funciona o processo de avanço da ciência, a saber:
Você vai aprender o que é ciência e conhecimento científico
Certamente após esta aula o seu conhecimento sobre ciência e em específico o conhecimento científico vão ser aprofundados.
Eu sou o professor Roberto Penha e espero que aproveites o conteúdo. Vamos lá….
Ótima aula, professo. Em relação ao conhecimento cientifico ser conservador, creio eu que tempos atrás isso era mais real, porém nos dias atuais as inovações estão ocorrendo de forma cada vez mais rápidas, tendo em vista o grande leque de instrumentos existentes capaz de facilitar as descobertas e avanços científicos. Acredito que esse conservadorismo cientifico perdeu um pouco de força, e imagino que com o passar dos anos perderá ainda mais, porém, também considero que essa minha opinião possa ser um pouco ilusória, visto que mesmo gostando de acompanhar os avanços tecnológicos, principalmente no campo da informática , não consigo acompanhar outras áreas, assim não tendo um conhecimento geral sobre avanços científicos, apenas de seleto campo. O que o senhor, acha ?
O que seria uma verdade absoluta?
Ótima aula, “todo cientista e um pesquisador, mas nem todo pesquisador é um cientista”. Um cientista que ao avançar é fazer uma pesquisa e avançar e transformar esse trabalho em um trabalho científico. Diferente do pesquisador que não precisa complementar o assunto, apenas réplica-lo.
Ótima aula, podcast bem completo! Uma dúvida, pode-se dizer que o conhecimento científico é derivado do conhecimento filosófico?
Ótima aula! Eu não havia compreendido direito a diferença entre cientistas e pesquisadores durante as aulas presenciais, mas, depois desse podcast, a distinção ficou bem clara. Também achei bastante interessante a proposta de Volpato para caracterizar cada uma das formas de conhecimento, acredito que facilita o estudo individual e coletivo delas.
Ao pararmos para analisar o senso comum, o conhecimento adquirido por meio das vivências ou experiências da sociedade se torna como uma verdade meio que absoluta, mas que não tem comprovação científica nenhuma. Percebemos aí, a importância dos estudos científicos, da comprovação dos fatos. O ser humano não pode se dar ao luxo de se limitar a crenças infundadas, pois necessitamos de certezas, até para a própria sobrevivência, como o estudo e formulação dos medicamentos, como citado no vídeo.
Sobre o questionamento lançado a respeito da existência de zebras laranjas, o nosso pensamento tende a lembrar da zebra como mamífero, então em um primeiro momento nos respondemos internamente que não existe, pois nunca ouvimos falar. Porém, de acordo com algumas pesquisas, existe outro animal que se trata de um peixe (animal aquático) chamado de Zebra Laranja, o que acaba por nos surpreender. Sobre o porquê de ser laranja, creio que seja por conta da sua qualidade genética que o define dessa cor.
Então aqui se justifica aquela máxima de que tudo pode acontecer ou tudo pode existir, nós é que não conseguimos ver.
Ao ouvir o podcast, compreendi melhor acerca dos postulados concernentes a ciência e ao conhecimento científico, principalmente quanto ao fato de termos que evitar as construções sem respaldo científico que permeiam a sociedade, isto é, o senso comum. Buscar conhecimento pela via lógico-racional fará com que a sociedade caminhe para um mundo em que a ignorância e o mau-caratismo não caracterizem o corpo social.
A respeito da indagação quanto a zebra laranja, penso que, mesmo nunca tendo ouvido falar quanto menos visto, o subconsciente automaticamente diz que não existe, entretanto, devido a ausência de evidência com relação a ela, não podemos assumir que não existe, visto que, no futuro, poderíamos descobrir tais zebras desse tipo. O que, por sinal, relaciona-se com o ceticismo, duvidar de tudo aquilo que permeia o ser humano, pois mesmo nunca tendo visto zebra laranja, não posso comprovar a sua ausência.
Interessante entender como a ciência abrange muitas coisas que por vezes não nos damos conta, como citado nas 9 definições do dicionário Michaelis e no decorrer da explicação. Além disso, acho que o conhecimento científico pode ser bastante complexo, porém muito enriquecedor para quem se atreve a buscá-lo cada vez mais.
Quanto ao questionamento das zebras laranja, não encontrei algo sobre elas (e sim de um peixe com esse nome). Vi que já foi encontrada uma zebra com uma cor dourada que inicialmente foi atribuído uma “espécie” de albinismo a ela, mas ainda se sabe pouco sobre esse caso e se existem outras.
Ótima aula, o podcasts ajudou na absorção do conteúdo nas horas que tive disponibilidade.
Minha duvida é no livro “A logica do Cisne Negro” ele ver todas as verdades como relativa ou existe verdades absoluta na perspectiva do mesmo ?
Já tinha ouvido a lógica do cisne negro de forma bem geral, mas foi bom conhecer isso mais de perto. Só uma dúvida professor, necessariamente a teoria que iremos escrever no nosso TCC precisa ter uma prática? um campo de estudo? Muitas vezes o assunto é estudado mas não vemos aplicação prática, esse trabalho também pode ser utilizado? Outra dúvida, há meios de diferenciar aquilo que é achismo e o que é senso comum?
Boa aula professor, com essa aula deu para compreender melhor o que é ciência e o que é conhecimento científico. Acho que com as novas tecnologias e o avanço tecnológico tudo se tornou um pouco mais fácil . E a explicação sobre o que difere o pesquisador do cientista foi bem abordada.
👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼
Podcast um pouco extenso professor.
Com relação a zebra laranja, encontrei algumas matérias falando sobre uma zebra albina, aparentemente dourada, que foi fotografada em habitat natural. Até então não se acreditava que animais dessa espécie com esse tipo de anomalia genética pudesse sobreviver na natureza. Esse fato mostra de forma clara que a ausência de evidências, realmente não é evidência de ausência. Não havia evidências dessa espécie com anomalia solta na natureza, mas mesmo assim não se podia confirmar que ela não existia, visto que pode aparecer algo “do nada”, como uma fotografia, e mudar o direcionamento de tudo.
Professor, a lógica do cisne negro pode ser utilizada como parâmetro para novas descobertas científicas?
Excelente conteúdo, professor! O senhor explicou de maneira simples e trouxe exemplos práticos, facilitando o entendimento de quem está ingressando na universidade. Refleti sobre os conceitos da ciência, o processo de formação de um cientista e os avanços que a pesquisa possibilita para a humanidade. As abordagens mencionadas pelo senhor foi interessante no sentido de poder comparar os tipos de conhecimentos e as diferentes finalidades que eles buscam alcançar. E isso não implica dizer que um é melhor que o outro, mas sim que eles cumprem ou buscam cumprir funções e resultados específicos para a sociedade.
Eu gostei muito dessa frase: “A ausência de evidência não é evidência de ausência”. Sagan, no livro “o mundo assombrando pelos demônios” compartilha desse mesmo pensamento e mostra o quanto a ciência incentiva o questionamento e a busca por novos conhecimentos. Quanto a questão da zebra laranja, quando pesquisei, achei uma espécie de peixe, porém, não sei se era o objetivo do senhor (risos). Mais uma vez, achei bem interativo, e com bons exemplos da vida real.
Professor, então quer dizer que se a religião tivesse como base o empirismo seria uma ciência?
Professor, quanto o questionamento sobre zebra laranja, percebi que existe sim, porém se retrata a uma espécie de peixe marinho no qual se denomina zebra laranja, com isso, não deixe ser uma zebra laranja, apenas não é um mamífero, quadrúpedes, no qual estamos acostumados a relacionar o nome com a característica. não podemos afirmar que não existe. Pois ausência de evidência não é evidência de ausência.
Ótima aula professor, além de existe os limites morais, a pesquisa científica leva em consideração os limites impostos pela área teológica ?
O conhecimento está interligado com a curiosidade irresistível do ser humano, pois este é um ser racional
e não se satisfaz com um conhecimento qualquer. A sede por saber nos motiva à aprimorar o senso crítico, porém, é um processo que requer tempo, dedicação, e aprendizado. Como o senhor disse “quantos mais aprendemos, descobrimos que nada sabemos”, uma vez que, o saber é infinito.
O Nobel de Química desse ano foi para duas pesquisadoras pelo desenvolvimento do Crispr, método de edição do genoma. Assim, a busca por conhecimento possibilitou a criação de uma tecnologia fantástica para estudar doenças genéticas e cânceres.
Logo, o avanço da ciência possibilita encontrarmos respostas para os impasses da vida que pensamos não ter respostas pela ausência de evidências.
Outra dúvida, as mudanças feita pelo Império Romano no cristianismo e o aparecimento de novas vertentes na reforma protestante no Renascimento, seria exemplos do caráter provisório na Abordagem Religiosa ?
Ótima aula professor, muito interessante o conceito de ciência e suas diversas abordagens e suas diferenças. Achei interessante que o senso comum é muito presente em nosso dia a dia.
Achei interessante quando o Sr menciona a frase “a ausência de evidência é evidência da ausência” e mostra o equívoco que há nela, relembrando até o exemplo das particulas subatômicas. Quando mais mais na frente o sr pergunta sobre a existência ou não da zebra laranja, o meu senso comum iria dizer que não existe, já que gente não tem registro de uma, porém, com o que o Sr explicou na frase acima, isso vai cair por terra, porque eu não posso fazer essa afirmação só pelo fato de não termos a evidência de uma.
Ótima aula professor, excelente proposição “a ausência de evidência é evidência da ausência”.
Em relação à zebra laranja, pesquisando vi que se trata de um peixe, e como foi citado acima também podemos analisar que pode ser uma zebra com Albinismo, no qual a pelagem fica um pouco alaranjada.
Ótima aula, professor. Deixou bem claro o que é ciência e conhecimento científico. Em relação ao caso da zebra, muitos podem afirmar que não existe só porque nunca viu, mas não podemos generalizar um fato só por causa que não vimos ao olho nu.
E tenho a mesmo dúvida de Táglia, O que seria uma verdade absoluta?
Ótima aula professor, quanto as zebras Laranjas, encontrei apenas uma espécie de peixe chamada assim, mas se o senhor se refira literalmente a uma zebra laranja, nunca foi registrado a sua existência, mas de acordo com a ciência e com o que o senhor falou de que A ausência de evidência, não é a evidência da ausência, não se pode falar que zebra laranjas não existem, elas podem existir e nos apenas não temos o conhecimento sobre isso
Ótima aula professor, na frase “todo cientista é um pesquisador, mas nem todo pesquisador é um cientista” o senhor deixou claro a diferença entre os dois. E a pergunta do senhor sobre zebra laranja, na minha pesquisa vi que se trata de uma espécie de peixe.
Ótimo podcast professor, só fiquei em duvida/ curioso a saber mais sobre a questão sobre o pesquisador e cientista! poderia falar mais sobre?
Ótima aula professor. Em relação ao que é ciência, não podemos levar em consideração nenhum tipo de crença para sustentar a definição do que é ciência?
Em relação à zebra laranja, levei em conta o mesmo pensamento do cisne negro, ou seja, não podemos afirmar que não existe zebra laranja, pois não é possível observar todos as áreas do planeta ao mesmo tempo.
O podcast ajudou bastante a esclarecer duvidas, principalmente sobre a frase que o senhor mencionou sobre “ausência de evidência é evidência de ausência”.
Professor o senhor mencionou uma reflexão do livro do cine negro que é ” a ausência de evidência é evidência da ausência”, então teria relação com a pesquisa sobre a zebra laranja que não tem nada documento sobre ela, mas como o senhor disse ainda não foi descoberto, mas quem sabe daqui a um tempo ela pode ser descoberta e passar a existir, como se não tivesse existido, mas elas sempre estiveram lá só não foram percebidas.
Ótimo podcast! quanto a frase “ausência de evidência é a evidência de ausência” encaixa perfeitamente quanto ao questionamento sobre a zebra laranja.
excelente forma de ensino, gostei também de ter der dado vários conceitos e explicá-los sobre o tema proposto.
O professor abordou pontos importante nessa aula, para que possamos viabilizar um bom trabalho, não podemos idealizar algo sem um embasamento, sem um contexto anteriormente abordado, excelente aula!
Professor, achei o podcast sensacional. Achei bem interessante, mas uma parte que realmente merece destaque é de como a ciência é sinônimo de evolução; foi o que consegui concluir com os conceitos que você listou. Outra parte interessante foi a forma na qual listou todas as abordagens científicas. Sobre a zebra laranja, vou pesquisar mais sobre. Abraços!
Ao ouvir o podcast, foi possível formular vários questionamentos a respeito da ciência. Não costumava muito ouvir podcasts para estudar mas esse me despertou esse interesse e me ajudou muito na prova, visto que consegui uma boa nota nela. Com certeza essa aula aguça o nosso pensamento crítico e nos faz repensar vários conceitos que tinhamos. Ótima aula!
Podcast de bastante proveito, porém alguns pontos são de uma complexidade relevante. Sobre as abordagens de Volpato, oque pode confirmar que a loucura pode sim ser considerada como uma abordagem?
Com relação ao conhecimento científico, é um produto resultante de uma investigação científica, que surge não só pela necessidade de encontrar soluções para problemas de ordem prática de vida diária, mas como também do desejo de fornecer explicações que possam ser testadas e criticadas através de provas empíricas e da discussão. Ótima aula professor! 👏🏻
Conteúdo excelente professor! Ouvindo o podcast me surgiu o questionamento se é possível ultrapassar a perspectiva conservadora da ciência com responsabilidade e respeitando os princípios éticos para acelerar os resultados obtidos no processo de produção de conhecimento científico, gostaria de saber seu ponto de vista a respeito.
Na questão das zebras laranjas, se observar que elas não violam a lógica nem a física, não há dados suficientes para afirmar que elas não existem, mas também não tem dados suficientes para me convencer de que elas existem, desse modo, seria necessário se fazer provar sua existência. Seria direito de qualquer pessoa, acreditar que elas não existem, por nunca terem visto e etc, mas ninguém poderia afirmar com certeza que ela não são reais.
It’s awesome to pay a quick visit this site and reading
the views of all friends about this piece of writing, while I am also eager of getting familiarity.
What’s up, I log on to your blog regularly.
Your humoristic style is witty, keep it up!
finasteride moa – http://finasteridepls.com/ finasteride and minoxidil
I do not even know how I ended up here, but I thought
this post was good. I don’t know who you are but certainly you are going to a famous blogger if you are not already 😉
Cheers!
Crhcdk – http://virviaga.com/ sildenafil drug
It’s going to be end of mine day, however before finish I am reading this enormous piece of writing
to increase my know-how.
Zwziud – buy stromectol online uk Nywgas dwhydk
Ipzois – cialis en ligne Dnantl qzaltj
Mbxoah – furosemida 40 mg Fomlnw rzeyik
Bnyrru – top erection pills Qhcyvd izpevg
Qhpxiw – sildenafil prescription Odixaw gxpjuq
Cppliu – lasix uses Odphge xwutzc
Srhxdp – vardenafil generic 5mg Mkmdlc ovqzif
Edakiy – silagra 100mg uk Fgotzq rggada
Hxaxqn – tadacip 20mg Uujamq hlpdhk
Skaqzr – avanafil 1786 Ygioji xbstjn
buy tadacip 10 – tadacip 100 tadacip 20 sale
order celecoxib 200mg – medicine celebrex 200 mg celebrex 200 mg tablet
buy stromectol – ivermectin cream stromectol 0.5 mg
Muito interessante professor , achei interessante a fala sobre o senso comum e sua sobre os cientistas e o conhecimento científico .
Sim, o senso comum tem muitas ações aleatória e sem explicação. Mas é massa quando cientistas descobrem como exemplo que tal planta realmente ajuda no problema de saúde. Investigar o mito…
Sobre ombro de gigantes. Essa citação do Bernardo de chartres e perfeita para ilustrar tudo o que o professor falou sobre os avanços tecnológicos e científicos. Pois ela trata do aproveitamento de trabalhos anteriores de gerações passadas aperfeiçoando constantemente para o uso das novas gerações. Entendie a sutil diferença de cientista para pesquisador e como os métodos científicos podem ser de fundamental importância no nosso dia dia pois desenvolve muito o nosso senso critico deichando de lado cada vez mais o senso comum. Obg
Adorei sua aula professor Roberto!
Gostei de aprender sobre a diferença entre cientistas e pesquisadores, até então relacionava um com o outro. Também gostei de saber sobre conhecimento científico e suas variadas formas de abordagem e suas diferenças, como a abordagem científica e a religiosa. Gostei, além disso, que o senhor falou sobre senso comum, e a forma de que ao longo da vida que conhecemos os conhecimentos científicos, um pouco do senso comum vai ficando de lado, como a famosa superstição de que comer manga com leite pode matar…
Boa noite, professor!
Gostei bastante de como foi relacionado cada tópico (Ciência, religião, arte, senso comum e a loucura), trazendo a abordagem explicativa, lógica, provisório, empírica e estética e explicando como cada um se comporta com essas abordagens. O que me fez pensar em como a religião e a ciência sempre teve esse embate, pois a religião não tem caráter provisório e não é empírica sendo o contrário da ciência.
concordo com o pensamento de que “a ciência não para, ela avança em passos constantes” uma vez que conforme vamos aprendendo e entendendo melhor determinado assunto, podemos chegar a uma conclusão utilizando como pilares informações de conhecimentos anteriores
Adorei sua aula professor, quero comentar que achei muito interessante você falar sobre as verdades absolutas e as verdades relativas, pois como você disse, não é porque ainda não foi descoberto que isso esta ausente ou não existe; outro fato interessante foram as 5 abordagens do conhecimento cientifico (cientifica, filosófica, Religiosa, arte e loucura) mostrando todas as suas particularidades., além de falar sobre o senso comum.
A parte que mais me chamou atenção foi a que fala sobre a construção do conhecimento de um cientista em formação e suas formas de buscar esse aprendizado. No qual, pode ser tanto através de estruturas físicas, como também pelos ensinamentos de pessoas que tiveram experiências anteriores as nossas.
Excelente explicação, professor. Queria dá enfâse a uma conclusão de pensamento minha: A ciência não nos mostra uma verdade absoluta, pois está sujeita a alterações com o avançar dos estudos. Entretanto, argumentos formulados com base cientifica se tornam argumentos sólidos, ou seja, argumentos válidos, em razão do comprometimento e racionalidade que a ciência usa para comprovar os dados.
Excelente aula professor.
Achei muito interessante, saber como o conhecimento científico é construído e as diversas formas em que podem ser abordados. Além disso, gostei bastante dos exemplos sobre como a ciência evoluiu ao decorrer do tempo.
Bom dia Professor, dentre os assuntos que falou no podcast algo que me chamou atenção foi o exemplo sobre o contexto da pandemia atual, no qual o senhor em outras palavras fala : ” enquanto os países estavam desesperados atrás da cura para voltar as atividades normais, a ciência não “afoba”, ou seja, não é no 1 teste que deu certo que já se irá aprovar algo. Esse comentário me fez refletir que é por essa razão que muitas pessoas acreditam nos “produtos” da ciência. Pois sabe-se que tudo é feito de forma correta. Com vários e vários testes antes de se chegar à um “produto”, por exemplo.
Boa tarde professor. Suas colocações e exemplos foram fundamentais ao decorrer do podcast, ajudou muito em uma compreensão melhor. Gostei bastante das citações, a que mais me chamou atenção foi “quanto mais aprendemos, descobrimos que nada sabemos”, encaixou perfeitamente com a explicação sobre o avanço da ciência.
O conteúdo abordado, no geral, foi excelente. Os exemplos práticos facilitaram bastante o entendimento sobre o assunto. O podcast enaltece as diversas definições de ciência e nos mostra a grande importância do conhecimento científico, enfatizando o dever de valorização por toda sociedade. Os avanços que a ciência e a pesquisa possibilitam para a humanidade são extraordinários. Além disso, podemos dizer que a ciência sempre está sujeita a alterações com o passar do tempo, já que os estudos estão em constante evolução, bem como a tecnologia.
Ótima aula!! Excelentes elucidações!! Adorei sua colocação sobre as verdades científicas e como algumas dessas verdades podem ser modificadas ao longo do tempo, esse é um dos pontos centrais para a definição da ciência. Outra fato que me chamou muito atenção, foi a forma pela qual você expôs as abordagens científicas. Adorei também sua explanação na frase: “Ausência de evidência é evidência de ausência.”
Professor , fiquei em dúvida nessa comparação da zebra laranja
Professor zebra laranja e uma espécie de peixe de água doce
Nome popular: Zebra laranja
Nome científico: Maylandia estherae, Konings, 1995
Família: Cichlidae
Origem: África / Lago Malawi
Sociabilidade: Sozinho
Excelente podcast professor! Achei muito interessante as abordagens que o senhor fez no vídeo. Saber o que é ciência e entender como ela funciona é de fundamental importância, pois necessitamos bastante dela. Uma coisa que me chamou atenção foi a diferenciação que o senhor faz sobre o cientista e o pesquisador, pois as vezes podemos confundir esses termos, e até mesmo acharmos que são a mesma coisa. Ademais, outro ponto que gostei bastante foi a questão da saber que a ciência é algo que tem seus avanços de maneira lenta, analisando cada descoberta com calma, para que se chegue ao melhor resultado possível, para que assim seja levada a sociedade.
Muito bom o Podcast, Mas percebi que faltou o item 4, o senhor nao falou, pensei que fosse falha minha, voltei ao inicio mas realmente faltou mencionar. Gosto muito dessa frase (Quanto mais aprendemos descobrimos que nada sabemos).
Excelente podcast professor, minha opinião é bem parecida, pois ao longo das décadas percebemos o grande avanço que a ciência nos proporcionou, um exemplo bem claro comentado no áudio são os aparelhos celulares “smartphone” que, a cada ano, estão se aprimorando e facilitando nossas vidas, ninguém nunca imaginou pagar suas contas no conforto de casa, fazer compras, trabalhar, estudar e ensinar não é mesmo?(risos) e nas outras áreas da ciência esse avanço não é diferente.
Muito bacana os conceitos da ciência apresentado no podcast. O que me desperta em um dos assuntos citado sobre a ciência na minha visão, e me deixando preocupado, é a ciência estar se tornando cada dia a mais dependente da economia (assim como tudo tem o lado bom e o lado ruim) vejo diversos projetos científicos que tenha sua função principal sendo sobreposta por ideias econômicas visando mais o lucro do que exercer realmente a função de um benéfico a população. um exemplo, pegando um assunto que esta em alta no ano de 2021: as vacinas; acredito que nestas doenças que se dizem não ter cura realmente seja um grande jogo politico e econômico pois o dinheiro arrecadado com os tratamentos para a mesma doença é bem mais lucrativo do que a real intenção da vacina que é a cura dos doente. Por outro lado vejo o empenho para pesquisa e concretização de vacinas difíceis como as desenvolvidas contra o corona vírus (que também se cogita a possibilidade de um vírus criado em laboratório, fazendo assim o mau uso da ciência).
Antes eu acreditava que cientista e pesquisador eram sinônimos de uma mesma profissão, agora, depois de entender que o cientista além dos métodos científicos também usa sua percepção para adicionar informações, ficou muito mais claro a distinção dos dois.
Respondendo a pergunta sobre existir zebra laranja: ao pensarmos em zebra, já imaginámos um animal de quatro patas, listrado, preto e branco, e a primeira resposta ao pensar se existe zebra laranja é que não existe. Mas, isso não quer dizer que não existe, apenas que não conhecemos, tanto que ao pesquisarmos encontramos um peixe. Contradizendo mais uma vez a fala que diz “a ausência de evidência, é evidência de ausência”.
Muito interessante o podcast, professor. Foi bastante esclarecedor contextualizar a pandemia que estamos vivendo com a importância e descrição da ciência pois, desde o início, é a ciência que está nos orientando de como devemos ter os devidos cuidados com a covid-19. Outro ponto interessante, é quando foi citado que a ciência não se baseia em “achismos” e sim em conhecimentos teóricos e práticos, como exemplo as vacinas que são desenvolvidas, que primeiro passa pela parte teórica de estudos e, em seguida, os testes são iniciados, para ver a efetividade da mesma.
Excelente aula, professor. Concordo que a ciência seja uma mescla de obtenção de resultados teóricos e práticos que visa abranger todas as áreas no geral. A evolução da tecnologia perpetua toda a humanidade e continuará nesse ciclo de construção, ora de maneira mais rápida, como é o caso principalmente de produtos tecnológicos, ora de maneira gradual, como geralmente são as áreas biológicas, tal qual a Medicina. A ciência é infinita como o senhor falou, o processo de conhecimento contribui para a o nosso próprio avanço intelectual já que sempre em nossos estudos temos um propósito em entender as relações e interações humanas, físicas ou biológicas. É muito interessante analisar o quanto a ciência nesse contexto atual de Pandemia que vivemos é necessária, visto que a produção de vacinas foi feita em um período de tempo muito curto se comparado a épocas passadas, o que caracteriza o ponto de desenvolvimento científico falado no decorrer do Podcast. Adorei quando o senhor disse que ninguém é normal, só estamos dentro da média.
Bem interessante o assunto. O 3º conceito sobre ciência- O saber adquirido pela leitura e meditação- infelizmente os brasileiros não tem esse hábito mas a maioria sabem e reconhecem que o conhecimento é libertador e abre portas que nem imaginamos que existam. Outro ponto que me chamou a atenção foi quando o senhor falou que: A ciência não PARA e seus PASSOS são CONSTANTES e LENTOS. Para os amantes do ¨ É pra ontem¨ deve ser desesperador.
Ótima conversa, professor. Acho muito importante estabelecer alguns fatos sobre a ciência e o papel dos cientistas num momento em que muitos de seus trabalhos foram botados em “prova”, sobretudo na área médica. Interessante lembrar o fato de que o avanço científico é em passos curtos, um pequeno avanço de cada vez, até conseguir o conhecimento desejado e abrir-se a porta para os demais. Interessante também o destaque que o senhor deu ao papel das religiões, que historicamente contribuíram de forma positiva e negativa, onde os dogmas embora “travassem” o desenvolvimento científico, eles acabavam por “controlar” uma sociedade até então bastante ignorante.
Ótima aula, gostei muito. Concordo que a ciência/conhecimento científico não podem ser baseadas em achismos, porque nem todos os achismos funcionam, e para aplicar certas coisas ou para criar algo é sempre bom ter um teste, teorias são apenas teorias, só viram verdades absolutas ou relativas quando testadas e comprovadas, algumas teorias são melhoradas ou substituídas com o tempo, então nem sempre a verdade absoluta é absoluta, porque somos seres que sofrem processos evolutivos. Como o senhor relatou no podcast, as inovações são constantes, e diante do exemplo dos celulares e da medicina (como você citou), podemos notar que atualmente essas inovações, que embora surgiram em uma época de necessidade. No caso do telefone-celular, hoje eles estão cada vez mais atualizados e com diferentes modelos, e estão sendo usados para fins recreativos também. Na minha opinião, o avanço tecnológico é algo bastante positivo, mas nós seres humanos temos que perceber que estamos tendo um dependência exagerada em certas situações. Na saúde, educação e segurança, a tecnologia é extremamente importante, mas em situações de vivência, o contato humano nunca foi tanto necessário como nessa geração (obs: não muito contato humano porque estamos pandemia).
Podcast interessante, porém um pouco longo, o que torna a compreensão mais complicada.
Contudo, a explicação das diferenças entre ciência/conhecimento científico, bem como cientista/pesquisador, é de extrema relevância, pois traz o discernimento do que são os conhecimentos científicos e achismos, e que não devemos basear nossos conhecimentos em fatos não comprovados científicamente. Bem colocada a perspectiva dos conhecimentos práticos e teóricos, que mostra que ambos podem (e devem) andar juntos.
O avanço tecnológico tornou os métodos de estudos mais simplificados, se comparados com os utilizados tempos atrás.
Por fim, as analogias trazidas nos permite uma análise de diferentes perspectivas acerca da temática tratada.
Ótimo podcast, professor. Os exemplos facilitaram o entendimento. Ficou claro ao ouvir o podcast, que a ciência é um conjunto de conhecimentos práticos e teóricos, que neste caso a prática alimenta a teoria, sempre seguindo um raciocínio lógico e o conhecimento científico vai crescendo ao longo do tempo. Quanto mais avançamos no conhecimento de um determinado tema, descobrimos uma infinidade de novas coisas relacionadas aquele assunto/pesquisa, podendo ele ser explicativo, lógico, provisório, empírico e não estatístico. Vendo isso, podemos compreender melhor o porquê que todo cientista é um pesquisador, mas nem todo pesquisador é um cientista.
Excelente podcast professor. Achei muito interessante o 8º conceito que trata de conjunto de conhecimentos teóricos e práticos. Vivemos em uma sociedade que pula etapas, querem ver o funcionamento das coisas sem sequer buscar conhecimento teórico a respeito de como tais funcionam. A junção das duas coisas é importante para que entendamos todo o processo que se teve até chegar aos resultados na prática. Além disso, o conhecimento de determinados assuntos nos traz uma ampla variedade de caminhos que podem ser trilhados para alcançar com eficácia os resultados desejados, ou seja, teoria e prática devem estar juntas.
A ciência é fundamental para o desenvolvimento da sociedade, pois é um campo de estudo que dele conseguimos adquirir conhecimento das mais diversas áreas, contribuindo para nossa evolução. Logo, é de grande magnitude como o senhor bem explanou no podcast, quando: “ As decisões são tomadas de acordo com o conhecimento cientifico”. Outro ponto relevante é quando observamos que situações do senso comum são comprovadas ou não pela pesquisa cientifica (como exemplo o uso de chás medicinais). Por fim, nada mais verdadeiro que a frase citada, “ os avanços científicos são uma construção”. Ótima aula!
Professor oque me chamou mais atenção a principio, foi a real diferença entre cientista e pesquisador, de como o cientista abrange um conhecimento bem mais específico e como requer do cientista uma maior dedicação nas suas pesquisas e ações praticas para todos os setores do conhecimento, onde para me era algo bem restritivo, pois acreditava que as ações práticas cabia aos pesquisadores de forma específica. Em continuidade ao importante papel dos cientistas, entra o de desmistificar os famosos sensos comuns tão presente na nossa sociedade, e que as vezes cria barreiras para o avanço intelectual de muitas pessoas.
Ótimo podcast professor. Muito satisfatório entender como a ciência abrange muitas coisas que por vezes não nos damos conta, uma parte que me chamou bastante atenção foi que a ciência não se baseia em “achismos” e sim em conhecimentos práticos e teóricos.
Ótimo o podcast. Conceitua-se o que é ciência e fala de diversos conceitos de ciência. Os avanços tecnológico e a ciência se dá ao longo do tempo e o conhecimento é libertador. Descobrimos que existe muito a ser desbravado, há uma infinidade.
Ótimo podcast, mas algumas coisas não consegui compreender bem. A ciência, como o senhor falou, é o conhecimento empírico e lógico, coligados. Em outro momento do podcast é citado que a ciência é conservadora. Minha dúvida é, por qual motivo ela pode ser considerada conservadora, uma vez que esta é ampla e composta pelos mais distintos meios de conhecimento e fatores?
Outra dúvida que tive foi em relação ao senso comum, no quesito da religião, na característica lógica. A lógica não está diretamente ligada ao empirismo?
Ótimo podcast, porém pelo fato de ser longo, dificulta a concentração para aqueles que não tem o hábito de ouvi-los (que é o meu caso), porém já notei que os demais são mais curtos e serão mais fáceis de absorver o conhecimento. Sobre a temática, achei interessante a parte que fala sobre a ciência não ser baseada em “achismos”, concordo parcialmente com isso. De fato, ela não se baseia nisso, mas acredito que a partir desses achismos e dúvidas podem surgir hipóteses, as quais podem ser pesquisadas e comprovadas ou não. Concordo também com a parte que a ciência é feita com passos constantes, uma vez que ela necessita de etapas e processos que não podem ser pulados ou acelerados para enfim ser desenvolvida.
Impressionante a abrangência do que é ciência e as suas diversas definições e fases além do tempo que leva para concluir seu objetivo. O avanço que a sociedade tem graças a ciência, ótimo exemplo o dos smartphones que usamos hoje em dia, que são uma evolução de modelos antigos e não seriam o que são hoje sem esses projetos antigos, uma ótima reflexão a se fazer.
Uma ótima explicação, foi muito interessante entender o que é uma ciência e suas ramificações de modo tão claro e didático, apesar da dificuldade por ser um tempo tão longo para quem não tem costume de escutar podcast. Uma parte interessante que eu deixo destacado é a parte de embasamento teórico ou prático para fazer as coisas fluírem de forma mais fácil, que decorrem de muitos estudos e pesquisas.
Ótimo podcast, bastante reflexivo. Destaco alguns pontos, sob um ponto de vista pessoal:
Quando citado o Gilson Volpato, através da citação “A ciência é umas das formas do homem abordar o universo”, foi muito de encontro ao meu entendimento sobre ciência. Ciência, no meu entendimento, refletindo através da cosmovisão a que tive acesso e do podcast, é um ciclo de construção de conhecimento de uma forma racional e organizada, alimentado pelo desejo da descoberta do próprio conhecimento, através da curiosidade, da reflexão, da prática, da busca por soluções.
Além disso, o conhecimento é paradoxal no sentido de saltos de perspectiva do tamanho das novas descobertas. Grandes descobertas, são resultados de um pequeno avanço em um arcabouço que já existia. Isso mostra a importância da construção da ciência.
Outro ponto que destaco, é a visão do professor como um mediador do conhecimento, um coadjuvante diante daquele que busca aprender e descobrir. Infelizmente não é assim que muitos vêem.
Por fim, destaco o referencial abordado no podcast, obras bem interessantes.
Excelente aula, professor. De modo geral há a apresentação do que é ciência e sua amplitude quanto aos termos sociais. A inter-relação entre avanço tecnológico e natureza, havendo adendo aos fatores que podem ocasionar o esgotamento de recursos, ou seja, a busca por modelos sustentáveis. A forma como a tecnologia evoluiu, as principais linhas de raciocínio, a importância do empirismo, onde, de forma resumida, significa o ato da busca pela experiência. A percepção sobre o conhecimento, do quão libertador é, e sua infinidade. E, além do mais, a relação em várias áreas do conhecimento como a religião, arte, música e os achismos sociais.
Podcast maravilhoso. Deixa claro os conceitos de Ciência e abrange o processo de formação de um cientista. Aprendi que o raciocínio da Ciência rege um argumento lógico, ou seja, tem que ter uma construção de raciocínio que é feita ao longo do tempo. Também ressalta que precisamos da ciência para todas as áreas e que não podemos nos basear na cultura do “achismo” .
Podcast muito bom e de qualidade agradável de se compreender, professor. O que mais me chamou a atenção sobre a abordagem em pauta foi de que a ciência não se apresenta como provisória, o que dá a entender que cada um de nós pode ser responsável pelo avanço científico de determinada área, que a gente por meio do aprofundamento no estudo, respeitando os limites que o senhor menciona no podcast que devem ser seguidos pelo cientista, pode ser capaz de desvendar o conhecimento como um todo, ou seja, pôr nosso raciocínio em contribuição para a “percepção das evidências”.
Realmente, muito pertinente a abordagem de cada área e campo de conhecimento científico, de forma que ficou bastante clara a diferenciação entre eles.
Além do mais, bastante interessante as diferenças apontadas entre pesquisador e cientista, de forma que mudou minha visão de que se tratava de sinônimos. Ademais, há de ser destacado que não houve depreciação ou desmerecimento de nenhuma delas, de modo que mesmo que possuam seus conceitos e áreas atuariais diferentes em certos casos, ficou evidenciado que ambas as classes têm a sua importância dentro do contexto em que estão inseridos. Onde, ainda conforme mencionado: “Não há uma sobreposição e sim uma complementariedade” entre elas.
Execelente podcast. Deixa bem nítido os conceitos de ciência e conhecimento científico, assim como, o homem, faz parte desse processo, através de estudos afundos, o raciocínio lógico , chega ao conhecimento. Dessarte, o avanço tecnológico faz parte de um processo de conhecimentos e estudos que o homem fez em busca de melhorar e satisfazer seus desejos. A diferença abordada entre cientista e pesquisador foi bem pertinente para nosso entendimento.
Ótimo podcast, tudo bem explicado de forma que ajuda a compreensão dos ouvintes, como a explicação do significado da ciência. A explicação da frase “a ausência de evidência é evidência da ausência” nos incentiva a estudar determinado assunto ao invés de simplesmente falar que algo não existe ou nunca vai existir
Parafraseando alguns pontos do podcast: a ciência toma decisões com base na razão, não em achismos, nem em vieses ideológicos, mas sim, em conhecimentos anteriores que obtiveram algum respaldo, em argumentos lógicos constantemente postos a provas e regularmente melhorados. Tais pontos evidenciam a seriedade que é o método científico, e que nos dias atuais são “refutados” por meras opiniões sem embasamento.
Ótimo podcast, muito bem explicado e didático! é impressionante o avanço tecnológico, é válido ressaltar que o avanço científico vem se adaptando perante necessidades da sociedade, as guerras são um grande exemplo disso, onde muitas tecnologias foram desenvolvidas por necessidade de inovação. Um grande exemplo foi a guerra fria, na qual o avanço da exploração espacial foi tão importante para o principal meio de localização que possuímos hoje (GPS), com certeza, sem ela, não teríamos desenvolvido tal tecnologia tão rapidamente!
Gostei bastante do Podcast, me esclareceu muito sobre como se comporta a ”verdade” no campo cientifico, e também me ajudou a entender melhor as 5 abordagens do conhecimento científico, mostrando as principais características de cada abordagem.
Podcast muito bem detalhado, esclarecendo duvidas presentes para entender a ciência e facilitar o conheciemento do aluno para da seguimento as atividades. Nessa pesperctiva é visto que a ciência não possui a base do achismo e sim a base da razão e comprovanção levando a concetrização dos fatos e a validação do resultados, elevando a importancia de possuir mais avanços nessa matéria.
O conhecimento científico é de grande importância para a sociedade, tendo em vista que o estudo é bem amplo e promissor para a melhoria dela. Um ponto interessante, é que o futuro da humanidade é “dependente” da ciência e da tecnologia de antes e de hoje, sendo assim, essa relação tem grande importância para a evolução do mundo em geral, como por exemplo, com a criação dos smartphones, que faz com que a comunicação a distância se torne cada vez mais fácil e prático, as pessoas podem se comunicar entre si de forma menos trabalhosa, devido a criação de diversos aplicativos inovadores. Ademais, também, a ciência para muitos ainda é escasso, embora mesmo que seja estudos comprovados, o senso comum ainda é um “instrumento de informação”, fazendo assim, as pessoas acreditarem em alguns mitos. Por fim, parabéns pelo trabalho, professor! Aula bem detalhada e com assuntos específicos bem tratados.
Muito bom esse material para nos auxiliar na aprendendizagem, pois com ele podemos ouvir várias vezes e como o senhor mesmo disse até em momentos de viagens para a aula, parabéns pela iniciativa e continue assim.
Achei bem interessante o Podcast, aproveito para parabenizá-lo! O senhor nos mostra um sentido bem amplo do que é ciência e também das abordagens, sejam elas científicas, filosóficas, religiosas ou até mesmo artística. Os exemplos citados, intermediados a cada ponto esclarecido, nos deixa bem a par da realidade a ser entendida e do fator essencial da ciência para às grandes evoluções, que seguem de forma progressiva. Que assim como às partículas atômicas, possamos evidenciar às ausências a partir das perspectivas científicas, de forma lógica, explicativa e empírica.
Gostei bastante do podcast professor, trazendo em meio a explicação exemplos práticos que ajudam para facilitar o entendimento do assunto. O podcast serviu para enfatizar e tirar algumas duvidas do que já foi passado em sala de aula, fixando ainda mais todas as informações, principalmente na questão de termos que tratar o conhecimento cientifico como algo que está em constante avanço assim como o mundo a nossa volta passando por transformações e esse conhecimento vem para nos ajudar em meio a todas essas mudanças. Como o exemplo que veio em meio a essa pandemia da covid-19 a qual tivemos que nos adaptar ao que denominamos de “novo normal”.
Gostei muito do vídeo, trouxe uma dinâmica bem útil e bem elaborada , dando exemplos bem simples e práticos que facilitaram muito o entendimento do conteúdo , e que pode servir para esclarecer muitas dúvidas memso em outro horário de aula
Gostei muito do vídeo, trouxe uma dinâmica bem útil e bem elaborada , dando exemplos bem simples e práticos que facilitaram muito o entendimento do conteúdo , e que pode servir para esclarecer muitas dúvidas memso em outro horário de aula , e pode trazer muita clareza sobre alguns questionamentos que surgiram em aula
Um excelente programa professor gostei bastante da explicação sobre a formação do conhecimento científico e sua importância, fiquei com uma dúvida sobre como relacionar os diferentes aspectos do conhecimento em um artigo científico???
A ciência é que nem o direito, composta por antagonismo que buscam proteger o que tem e mesmo assim tentar melhorar sempre.
Antes pensava que a Ciência seria uma forma de “manipular” a realidade com base no desconhecido, sendo uma forma de aprofundarmos na nossa realidade com base naquilo que ainda não conhecemos e é claro a relação com a tecnologia que seria a prática da ciência. e com tais comentários minha visão se estende para algo mais “simples”. muito bom seus comentários, Roberto, ajudou bastante a esclarecer e com certeza será de bom proveito!
Conteúdo excelente! Pude compreender melhor a abrangência da ciência e a diferença para os pesquisadores.
Parabéns professor, ótima explicação.
A ciência sempre propondo-se a atingir conhecimentos precisos, coerentes e abrangentes e tentando alcançar resultados que o senso comum não pode normalmente alcançar. As origens do saber científico confudem-se com as origens da própria filosofia.
Professor Roberto, parabéns pelo podcast. Gostei bastante do conteúdo e da forma como o senhor trabalhou ele. Os exemplos escolhidos foram essenciais para o entendimento e essa é, sem dúvidas, uma ótima ferramenta para aprendizagem e revisão daquilo que foi passado em sala de aula.
Sim, vale destacar que gostei bastante do momento que o senhor ao falar sobre conhecimento, se aprofundou na parte das abordagens. Nisso eu pude notar o grande diferencial da ciência que se sustenta em bases empíricas. É satisfatório perceber que a realidade que vivemos hoje (como a tecnologia e presença de medicamentos) é resultado dos passos curtos e constantes dados no passado por esses estudiosos, ao mesmo modo que é triste olhar a nossa volta e ver que o senso comum ainda tem um peso sob muitas de nossas decisões e atitudes.
Parabéns professor Roberto, assunto muito bem detalhado! Com o conteúdo apresentado é possível identificar com clareza que o conhecimento científico parte de várias abordagens, que juntas conseguem trazer um conhecimento mais empírico e claro.
Excelente podcast! Além de explanar sobre o assunto de modo objetivo, as exemplificações ajudam no processo de entendimento! É muito interessante compreender como a ciência e o conhecimento científico nos mostram o universo sob uma perspectiva mais lógica e racional.
Ademais, foi relevante mostrar o conceito de ciência por Volpato, uma vez que traz maiores detalhes do que os dicionários, e ele também mostra que o cientista tem o seu processo de formação por meio não só de pesquisas, mas colocando as suas conclusões nela e contribuindo para descobertas, afinal, a ciência não é algo 100% concreto, mas sofre mudanças, mesmo que a passos lentos, utilizando-se do empírico, da lógica e de explicações. A ciência faz com que vejamos o universo fora apenas de sensos comuns, os quais, em diversas vezes, não são verdadeiros.
Com esse podcast eu pude identificar que a ciência abrange diversas áreas e possui diferentes conceitos. Vale salientar que a ciência e o conhecimento científico são de extrema importância para que a tecnologia avance cada vez mais e consiga aperfeiçoar todos os meios de comunicação, aparelhos eletrônicos, entre outros. Também considerei importante a observação de que todo cientista é um pesquisador, mas, nem todo pesquisador é um cientista.
Parabéns pela explanação Prof Roberto Penha.
Uma parte que achei interessante foi em saber como a ciência abrange muitos conteúdos/assuntos como citado nas 9 definições do dicionário Michaelis e no decorrer da explicação. Também considerei importante a observação de que todo cientista é um pesquisador, mas, nem todo pesquisador é um cientista, então foram assuntos que o senhor abordou na aula presencial,mas por algum momento passou despercebido e agora consegui entender e compreender melhor o assunto abordado.
E vou parabenizar também por você ter essa ideia de utilizar desse método para proporcionar uma revisão geral do conteúdo, para que nenhum aluno fique prejudicado caso falte sua aula presencial.
A explicação sobre as diferentes definições de o que é entre ciência foram bem abordadas, bem como a diferença entre cientista e pesquisador( ambos tamém apresentadas em sala), já que, “todo cientista e um pesquisador, mas nem todo pesquisador é um cientista”, e são de importancia para sabermos o que são os conhecimentos científicos e achismos, assim como os exemplos de na aréa da biologia e medicina citados que foram fundamentais para o entedimento. No momento que é citado o Gilson Volpato, “A ciência é umas das formas do homem abordar o universo” já deixa clara a relação e a importancia do conhecimento científico na nossa sociedade, pois graça a mesma os avanços não param desda primeira descoberta, até os dias atuais.
Professor Roberto
Desfrutando de aprender sobre a diferença entre cientistas e pesquisadores. Gostei de saber sobre conhecimento científico e suas variadas formas de abordagem e suas diferenças, como a abordagem científica e a religiosa. A ciência propondo-se a atingir conhecimentos melhorados, a ciência , mesmo que com passos lentos, mas evoluindo o conhecimento cientifico é algo que está em constante avanço assim como o mundo.
Uma ótima explicação professor, conseguimos distinguir bem com a sua explicação um dos principais pontos sobre a ciência e conhecimento é o fato da teoria e prática, que estao sempre em conjuntos e se complementam e também a colocacao do conhecimento relogioso onde surge muitas duvidas na atualidade. Observamos também sempre frisar que o conhecimento é essencial e como falado, somos cientistas pois estamos sempre buscando o avanço dos nossos conhecimentos.
Excelente aula professor. Sobre o processo para se tornar um cientista no qual é ensinado por Volpato, eu concordo totalmente. Também concordo com o significado que ele dá ao que é ciência, entretanto, sobre a visão dele sobre senso comum eu me permito ter a ousadia de acrescentar um pouco, ele diz que “Senso comum é a junção desordenada das abordagens de ciência, filosofia, religião e arte, portanto não sendo uma abordagem distinta.” (VOLPATO, 2013) Concordo com essa ideia, entretanto, também acho que o senso comum pode ser adquirido através do processo cultural de uma macrorregião ou talvez até ser exclusivo de uma microrregião específica que talvez nem tenha tido acesso a ciência moderna, mas através do abito diária tenha adquirido conhecimento científico, afinal de contas, foi assim que a agricultura foi descoberta.
ótima aula!! O conteúdo abordado nesta aula será extremamente útil para a quem pretende se inteirar sobre a produção de pesquisas e trabalhos científicos. foi conceituado o que é ciência, fala sobre os diversos conceitos de ciência e todos os avanços que a ciência deu ao longo do tempo. minha dúvida é: porque a ciência pode ser conservadora se ela é tão composta e ampla ?
Excelente conteúdo, professor. Muito importante deixar claro essa diferença entre cientistas e pesquisadores, já que é algo que pode ser visto de outra forma pelas pessoas, inclusive, até ter acesso as aulas, não tinha ciência dessa diferença. Muito interessante também as várias formas de abordagens e todas as suas diferenças.
O exemplo que o professor cita sobre o carro voador deixa clara a questão que não estamos partindo do zero e sim de coisas que já existem, como carro e avião, então não seria nada revolucionário. ótimos exemplos.
Muito boa aula, professor! consegui amenizar dúvidas que eu tinha. As explicações sobre o conceito de ciência foram bem esclarecedoras. e Também as abordagens sobre a diferença entre pesquisador e cientista clareou bem a minha mente, pois não estava a par de tal diferença. E vamos lutar para levar o conhecimento científico para todas as áreas.
Ótima aula, professor!
Além de nos possibilitar de ouvir em qualquer lugar, a aula ficou bem explicativa, principalmente sobre os conceitos da ciência. E a colocação sobre o conhecimento científico ficou bem colocado com a frase “quanto mais aprendemos, descobrimos que nada sabemos”.
Excelente aula!! Achei bastante interessante, e muito bem explicada. Gostei da parte que o senhor falou sobre senso comum, e a forma de que quando conhecemos esse conhecimento científico um pouco desse senso vai sendo esquecido. Outro ponto, que mim chamou atenção foi a maneira que o senhor expôs as abordagens científicas.
Fala Professor!Parabéns pelo desempenho,dificilmente achamos um conteúdo como este,conceituado,ao mesmo tempo que trás uma simplicidade no entendimento.
Discordo que a arte seja entendida como não explicativa, pois, a arte expressa e explica as emoções, muitas vezes, de toda uma sociedade. A letra de uma música pode explicar o contexto vivido em tal época, por exemplo, a música de Geraldo Vandré, “pra não dizer que não falei das flores”….
Obrigado pelas explicações e palavras professor, foi de bom proveito para esclarecer as dúvidas que foram criadas em aula e uma ótima ferramenta de revisão e aprendizado
Podcast excelente, que respondeu algumas dúvidas que ainda tinha da aula presencial. Acho interessante a evolução constante da ciência, construção do conhecimento, como foi dito nas suas palavras.
Ótimo podcast! Gostei dos conceitos de ciências e da sua evolução e dos conhecimentos! apesar de a primeira vez qu assisto um podcast mas tirei um pouco das duvidas .
Professor, o que primeiro me chamou a atenção foi a real diferença entre um cientista e um pesquisador, como um cientista engloba um conhecimento mais específico e como isso exige que os cientistas sejam mais engajados em suas pesquisas e ações práticas em todas as áreas do conhecimento, para mim, o que é muito rigoroso porque eu acho que a ação real cabe ao pesquisador de uma forma específica. Os cientistas continuam a desempenhar um papel importante na desmistificação do conhecido senso comum que permeia nossa sociedade, que às vezes dificulta o progresso intelectual de muito
Muito interessante essa visão de senso comum ser a junção das abordagens de áreas distintas sem que a abordagem em si seja distinta. E também a ênfase pro fato de que o conhecimento é algo muito maior do que possamos imaginar e por mais que a humanidade já tenha dado vários passos importantes, ainda tem uma infinidade de coisas a serem descobertas.
There is always a little bit of sadness that accompanies the end of March Madness.
sb888.mobi
pgzeed.mobi
max-bet.mobi
lv224.mobi
lv224.me
livebet.mobi
ktv789.mobi
trouwgedichten.net
stauntonbaptistchurch.net
https://mosaiique.com/
https://letsgoplayinc.org/
https://homesteadstores.com/
https://ecoleagape.com/
https://tomsriverhojos.com/
https://biocleaninternational.com/
https://pgspin99.mobi/
https://pgg369.mobi/
https://omg333.mobi/
https://ktv1bet.mobi/