002 – O que é contabilidade? Seus usuários e finalidade
A contabilidade é mantida para atender as necessidades de tomada de decisão dos interessados na situação econômico-financeira das organizações.
Nesta aula você irá aprender o que é contabilidade, quais são os usuários da informação contábil, qual a finalidade de se manter a contabilidade, certamente após esta aula a sua visão da contabilidade vai ser outra.
Dentre os pontos apresentados irás aprender sobre os principais usuários da contabilidade, são eles:
Investidores
Credores
Clientes
Governo
Empregados
Sindicatos
Você vai aprender o que é contabilidade de forma simples e direta
Certamente após esta aula o seu conhecimento sobre contabilidade vão ser aprofundados, a saber:
O que é a contabilidade
Para quem é mantida
A utilidade da informação contábil
Usuários da informação contábil
Eu sou o professor Roberto Penha e espero que aproveites o conteúdo. Vamos lá….
O podcast é bem explicativo, claro e conciso. O professor conseguiu abordar todos os principais pontos sobre o tema, tratando a contabilidade como a história de tudo que aconteceu em determinada empresa — um registro — que se assemelha a realidade.
Ressalta a importância da contabilidade para seus usuários, e como o foco desses evoluíram desde os primórdios: começando por uma contabilidade voltada somente para os proprietários e hoje abrangendo toda uma gama de fornecedores, credores, a sociedade em geral, sendo os investidores seu principal usuário.
A aula deixa bastante clara uma dúvida compartilhada pela maioria das pessoas: a contabilidade não é uma ciência exata e sim, social. Ainda afirma que a própria está se encaminhando para se tornar uma técnica.
Por fim, temos alguns exemplos de relatórios contábeis (DRE, DVA, BP…), ou seja, os meios pelos quais a informação contábil é repassada, e entramos no segundo podcast que vai abordar de forma mais aprofundada o relatório contábil Balanço Patrimonial.
O Podcast foi direito e claro em seu conteúdo, mostrando, em minhas palavras, que o objetivo se refere ao trabalho essencial da contabilidade, que apesar das divergentes opiniões dos autores, existe um conceito básico o de fornecer informação relevante, confiável, comparável, com valor econômico e material para auxiliar as tomadas de decisões dos usuários internos e externos. Assim, a contabilidade atua num vasto campo com destinatários diversificados e numerosos que podemos classifica-los em internos e externos, mas dos vários podemos destacar aqueles atuando de forma mais próxima da empresa.
Os primeiros, internos, são os administradores nos mais diversos níveis da empresa, os quais devem receber os relatórios de forma mais completa, pois são eles responsáveis pelo andamento da empresa e necessitam dessas informações para melhor exercer sua função.
Os segundos, externos, são os investidores os injetores de capital na instituição e a função com ele do contador é apresentar através dos dados o que é a empresa, para tranquiliza-los e mostrar o rumo de seus investimentos. Auditores, os próximos, fiscalizam externamente o andar dos negócios por uma visão jurídica e tributaria, esperando encontrar informações assimétricas com a realidade. Por ultimo, o governo, que apesar de ser mais reconhecido pelo papel de recolher tributos ele atua como o principal meio de divulgação das normas contábeis, e de forma restritiva tenta por meio de leis evitar o desvio e a má conduta das corporações.
Por fim, todos os usuários atuam com importância para a empresa e utilizam, por completo ou não, o produto final do contador, por isso dificilmente se pode classificar uma hierarquia de importância entre eles.
Obrigado pela aula professor e até o próximo comentário.
Bem explicativo professor, foi bem abordado o tema, fazendo uma ênfase que uns dos conceitos básicos dá contabilidade é o poder de fornecimentos de informações relevantes, confiáveis, para auxiliar as tomadas de decisões dos usuários internos e externos, diante dessas situações a contabilidade com suas várias ferramentas, auxiliam no nosso dia a dia, não somente aos profissionais da contabilidade e também a diversos usuários em geral.
A contabilidade é uma aproximação da realidade e também existe uma perspectiva de que a
mesma não pode ser considerada uma ciência. Dessa forma, essas discussões iniciais estão
presentes nesse podcast, sendo assim, além desses tópicos inicias que foram abordados,
os usuários da informação contábil e as demonstração contábeis são discutidas no decorrer do
podcast.
A contabilidade é uma área que envolve muita leitura, por isso, diferente do que muitos pensam,
a mesma não pode ser classificada como uma ciência exata. Além disso, o adequado para se
referir a essa área do conhecimento é apenas “Contabilidade”, uma vez que a mesma se
destaca como uma técnica e o termo “ciência” é mais apropriado para outras áreas.
Nos primórdios da Contabildade a informação contábil era voltada para o usuário interno,
representado pelo dono do negócio. Atualmente, existem vários grupos distintos interessados
nessa informação.
Nesse contexto, a Contabilidade atende a uma necessidade humana e a partir dos relatórios
e demonstrativos contábeis o usuário toma decisões baseados na informação que a
Contabilidade produz.
No podcast, vários usuários da Contabilidade são mencionados. O primeiro a ser citado são
os credores, são aqueles que fazem os empréstimos para as empresas e por isso necessitam da
informação contábil.
Os fornecedores necessitam da informação contábil para verificar se a empresa irá cumprir
com as suas obrigações. Os clientes, também são usuários da Contabilidade, pois os mesmos
possuem interesse em saber se as empresas irá atender suas necessidades. Dessa maneira,
os empregados e o público em geral também são usuários dessa informação. Por último, o
governo é outro usuário pois necessita dessa informação para o recolhimento de tributos.
A Contabilidade é externada por meio de seus relatórios contábeis que apresentam a situação
patrimonial. Desse modo, tem-se o Balanço Patrimonial(BP) que através das contas Ativo,
Passivo e Patrimônio Líquido apresentam de forma estática a posição patrimonial.
A Demonstração de Resultado do exercício(DRE) apresenta o lucro obtido e a Demonstração do
resultado abrangente(DRA) apresenta os aspectos futuros. A Demonstração das Mutações do
Patrimônio Líquido(DMPL) abrange todos os grupos do PL.
Por último, a Demonstração do fluxo de Caixa(DFC) e Demonstração do valor adicionado(DVA)
são demonstrações recentes quanto a obrigatoriedade de apresentação.
O Comentário acima foi feito por João Paulo da Silva.
Inicialmente gostaria de parabeniza-lo pela iniciativa de procurar outros métodos de ensino-aprendizagem, principalmente para este momento que estamos vivenciando, onde é preciso se reinventar e adaptar a essa nova realidade. Em relação ao conteúdo da aula, foi muito proveitoso, uma vez que relembra alguns assuntos já tratados em disciplinas anteriores, mas explicado de uma forma diferente, trazendo novos pontos e observações acerca da história e a importância da contabilidade.
Apesar das pausas, o conteúdo foi bastante fácil de compreender e associar as ideias que o professor quis transmitir. Áudio muito bom, didática excelente e bastante compreensível em todos os pontos. O professor consegue transparecer uma ótima introdução sobre o universo contábil, setores de atuação da contabilidade, organizações, para quem se destina e até mesmo fala de como a contabilidade é transmitida. A fim de causar reflexões aos ouvintes, o professor ainda causa indagações de porque a contabilidade nasceu e a contabilidade é uma ciência ou técnica.
Interessante a ideia de contabilidade enquanto técnica – e não, ciência – na medida em que tal matéria abrange elementos subjetivos, como foi exposto na aula. O que destaca ainda mais as informações contábeis como informações voltadas a interpretação dos seus usuários
A contabilidade é uma das técnicas intelectuais mais importantes para a manutenção do sistema econômico, principalmente depois do sistema capitalista ter surgido como um fator definitivo no século XX. Dentro do universo das Ciências Contábeis ocorre uma tentativa de aproximação da realidade através dos lançamentos, porém ao contrário do que muitos pensam não é uma ciência exata, e sim social.
A contabilidade é uma ciência direcionada ao ser humano para lidar com finanças. Tem como principal característica servir para os sócios, investidores e pessoas em geral que querem saber como está os seus patrimônios.
Contabilidade é uma técnica de conhecimento, além de também ser uma ciência. A informação contábil passou a existir para atender uma necessidade humana.
Os banqueiros europeus da Idade Média foram os inventores do sistema contábil. Principalmente para a tomada de decisões.
Os sócios, os credores, os fornecedores, os clientes e os empregados são os principais usuários da informação contábil. Relatórios financeiros e contábeis são de extrema importância para a informação.
A contabilidade se desenvolveu para atender às necessidades dos usuários, explanada principalmente através de relatórios. O Balanço Patrimonial é de extrema importância, assim como o DRE, a DRA e a DLPA. Mais recentemente surgiu a Demonstração de Fluxo de Caixa.
A contabilidade surgiu e se fortaleceu da necessidade dos usuários da informação contábil, a contabilidade é externada por meio de relatórios financeiros, esses relatórios apresentam o patrimônio da entidade, as variações que ocorreram ao longo do tempo e esse patrimônio e evidenciado em um demonstrativo contábil chamado de balanço patrimonial.
conteúdo interessante no que concerne a afirmativa que a contabilidade não é uma ciência exata, mas uma técnica, que pode ser importante para diversos grupos de usuários, bancos, acionistas, gestores, colaboradores, investidores, governo. enfim, para esse último de suma importância e vital, pois, através destas demonstrações criam-se parâmetros para cobranças de tributos, sabemos também que o BP demonstra a posição estática da empresa , bem como o professor afirma na vídeo aula, apresenta a fotografia contábil da empresa;.
Ótimo Podcast, o professor explicou muito bem o tema. De início, é citado que a contabilidade serve como uma forma de representar a realidade, e é de fundamental importância para o sucesso de uma empresa, pois é destinado aos vários usuários que necessita da informação contábil, como exemplo os clientes, bancos, governo, administração, fornecedores, entre outros. O professor também explana sobre o a contabilidade como ciência, um assunto que ainda é tratado como dilema na sociedade.
Contabilidade não é uma ciência exata, e sim social, podendo ser definida mais como uma técnica. Alguns autores a mencionam como a ciência que estuda o Patrimônio.
A informação contábil de início destinava-se aos usuários internos, o empresário, atender as necessidades do “dono”. Hoje conhecidos como sócios, investidores, pessoas interessadas em entender como anda seu patrimônio, seus recursos. Com o passar do tempo, essa informação também tem se estendido aos bancos, acionistas, fornecedores… Com essas informações, temos dados e chegamos ao Balanço Patrimonial, onde encontramos diversas informações e dados precisos sobre como está a empresa.
As primeiras definições a respeito da contabilidade deixam muito claro quais as finalidades que ela se propõe atender e quando ela é colocada como um modelo que procura representar o que acontece em um empresa ou sociedade, trás o conceito para uma realidade mais próxima a nós. Outro ponto interessante é quando é falado a respeito dos usuários da contabilidade e o papel que cada um deles desempenha nesse processo.
Neste podcast vimos que a contabilidade é uma técnica que elenca um conjunto de informações úteis para usuários internos e externos da organização. Estas informações serão apresentadas nos demonstrativos contábeis, sendo de fundamental importância ao longo do tempo visto que através deles se pode ter uma noção da realidade da empresa.
Ao meu ver professor, além da aula ter ficado bem clara, além de auxiliar a gente que somos estudantes, ajuda bastante a termos um norte na hora de investir em algo e por aí vai, nesse sentido falado. A contabilidade é sim um técnica falado por alguns autores e uma ciência falada por outros, porém independente dos conceitos adotados a sua essência é o que vale, ou seja, mostrando a realidade das empresas.
A contabilidade vem com intuito de apresentar o que ocorre em uma empresa, colocar em termos monetários as informações para que haja um melhor entendimento por parte dos usuários. Ela surgiu através de uma necessidade da humanidade de entender e “separar” o que é seu. Os primeiros usuários da contabilidade foram os banqueiros, as pessoas que emprestavam dinheiro, pois eles precisavam dessa informação econômico-financeira das instituições. Porém, não se restringe apenas a eles. Existem muitos outros usuários da informação contábil com os donos, sócios, investidores, clientes, funcionários e até o governo.
Como já mencionado por você, “a contabilidade é um modelo que procura representar o que ocorre em uma sociedade ou empresa” e, ainda, “ela é aproximação da realidade e não a realidade”.
Perspectiva ótima sobre considerar a contabilidade uma técnica e não ciência, juntamente sobre ela não existir para atender o Fisco e sim as necessidades dos usuários em geral.
O conceito e explicação a respeito do que é a contabilidade e a quem ela serve como fonte de informação foram explicados de maneira clara e objetiva, no geral fica entendido que a contabilidade é de interesse de toda a sociedade e a informação retirada dela pode ser utilizada como parâmetro para vários tipos de tomada de decisão.
No podcast conseguimos entender que a contabilidade surgiu para suprir uma necessidade humana, que no início, era até uma necessidade de sobrevivência de seu usuário, que no caso, era o dono dos bens. Até hoje, como principal usuário das informações contábeis (se existisse uma hierarquia) são os donos, sócios e investidores. Logo após temos os fornecedores que se interessam em saber se a emprega poderá cumprir com suas obrigações financeiras; temos também como usuários da informação contábil, os empregados que precisam saber se terão seus salários garantidos, alguns possíveis benefícios em caso de empresa Pública; os clientes analisando se a organização tem condições de superior suas necessidades; o povo em geral seja com um objetivo específico ou apenas para fiscalizar e claro, o governo para fazer a cobrança de tributos.
Ou seja, a contabilidade e suas informações por meio dos seus relatórios contábeis expressadas nos Balanços Patrimoniais são de uso e aplicação de toda a população em geral.
Achei interessante a definição de contabilidade como um modelo de representação da realidade, uma definição que evidencia o caráter informativo forte da contabilidade.
A aula esclarece bem a área enquanto uma ciência social e não exata como alguma erroneamente pensão. Além disso, é apresentado o entendimento da área não como uma ciência propriamente dita, mas como uma espécie de técnica.
No âmbito dos usuários da contabilidade abordou-se um conjunto além da própria entidade e qual seus objetivos: investidores, credores, fornecedores, clientes, governo, empregados, sindicatos, o público em geral. Esta informação é relevante uma vez que foram as necessidades dos seus usuários que fomentaram e desenvolveram as evoluções na área da contabilidade.
A perspectiva dos sócios e proprietários enquanto percebidos como investidores também se faz importante, uma vez que via de regra tendemos a observar investidores apenas acionistas que aplicam recursos via bolsa de valores, mas de fato, mesmo nas sociedades sem capital aberto aqueles que empreendem seu s recursos devem ser vistos como investidores.
Percebemos também, o resumo de demonstrações contábeis e suas finalidades, como o balanço patrimonial, a DRE, DRA, DLPA, DMPL, DFC e a DVA.
Quanto a aplicação da contabilidade se enxerga dois grandes grupos: uma perspectiva geral e uma financeira.
Assim como dito no podcast, a contabilidade é apenas uma aproximação da realidade. Achei interessante o conceito sobre a mesma não ser uma ciência e sim, uma técnica. O conteúdo ainda mostra a importância da contabilidade para seus usuários e que a mesma, apesar de nos primórdios ter sido usada apenas por uma pequena parcela da população, hoje é essencial em diversos setores e que todos deveriam fazer uso dessa técnica.
O conteúdo da aula foi muito bem exposto!
Assim como abordado no podcast, a Contabilidade é a ciência que estuda, registra, controla, demonstra e interpreta os fatos ocorridos no patrimônio das entidades com fins lucrativos ou não. É a ciência que estuda e controla o patrimônio das entidades, mediante o registro, a demonstração expositiva e a interpretação dos fatos nele ocorridos, com o fim de oferecer informações sobre sua composição e variação, bem como sobre o resultado econômico decorrente da gestão da riqueza patrimonial.
Ela não é uma ciência exata. Ela pertence ao campo das ciências sociais!
A Contabilidade tem por objeto o patrimônio das entidades e por objetivo o controle desse patrimônio, com a finalidade de fornecer informações a seus usuários. Sendo, portanto, uma ciência social que estuda e pratica suas funções a partir dos fatos contábeis produzidos pela entidade em determinado período.
Essa questão da contabilidade como ciência é bem interessante, pois há os que defendam ela como uma técnica e outros como ciência, alguns até acham que se trata de uma ciência exata, cabe a nós futuros contadores estudar mais a respeito disso, lembrando que o fato de ser uma técnica não desmerece a contabilidade. É importante perceber também a importância do estudo contábil não só para o desenvolvimento de uma empresa, mas também para nossa vida financeira particular, cuidando do nosso patrimônio pessoal.
A contabilidade pode ser entendida como um modelo que procura representar o que ocorre em uma sociedade/empresa, além de controlar o patrimônio da mesma e tentar se aproximar ao máximo da realidade. A contabilidade não funciona como uma ciência exata e nasceu inicialmente para atender aos interesses dos usuários internos (empresários, sócios..), hoje atendendo também os banqueiros, investidores, fornecedores, empregados, clientes e governo, que busca entender a economia como um todo para gerar as exigências tributárias. A contabilidade é externada por meio de relatórios contábeis.
Talvez muitas pessoas entrem realmente no curso de Contabilidade sem ter ideia do que de fato se trata o curso. Neste podcast fica claro o que é a contabilidade de forma clara e direta, esclarecendo alguns dos conceitos que são usados atualmente, e com o objetivo de fornecer informações que se aproximem ao máximo da realidade, e a quem interessa essas informações. Alguns desses usuários e finalidades não eram vistos assim antigamente, pois como dito acreditava-se que só era de interesse daqueles que tinham posses e hoje esse grupo de usuários já é composto por outros personagens que com o passar do tempo também começaram a ter interesse nesses dados. Nessa transição de expansão do grupo de interessados, um dos primeiros usuários externos que fizeram com que essa mudança acontecesse foram os investidores pois para que tivessem uma segurança maior ao investir em uma organização necessitavam das informações contábeis das mesmas, assim como os funcionários, clientes, fornecedores, governo e o público em geral. Para que essa informação chegue aos seus usuários o professor cita as demonstrações contábeis existentes, com uma explicação simples e objetiva diferencia cada uma delas. Ao fim do podcast podemos perceber o quão fundamental é a contabilidade e que antes dela servir para fins de fiscalização, que muitos acreditam ser a finalidade principal, ela serve para que se tome decisões baseadas em dados confiáveis buscando objetivos claros.
O tema foi muito bem abordado, trazendo bastante clareza. Antes de iniciar o curso eu também achava que, por ser um curso que tem relação com cálculos, a contabilidade era uma ciência exata. Compreendi que essa ciência social tem como objetivo o controle do patrimônio das entidades e a finalidade de prover informações a seus usuários.
O Podcast é bem explicativo, direito e claro. Contabilidade não é uma ciência exata mas sim uma técnica que tem como objeto de estudo o patrimônio das entidades, seus fenômenos e variações, e prover informações para seus usuários.
Ótima explicação quanto a abordagem introdutória da contabilidade usando exemplos do nosso convívio. Demonstrando os elementos tangíveis e intangíveis, quanto a perspectiva da informação contábil no gerenciamento de sua vida. Buscando atribuir valor aos aspectos de análise para atender o interesse interno na empresa.
Conceito bem atualizado sobre o conteúdo. Deixando bem claro que a contabilidade não é uma ciência exata, e sim uma técnica, colocação na qual achei bem pertinente. A informação contábil a princípio era destinada para os donos, que hoje conhecemos como empresário, ter controle dos seus bens mas com o passar do tempo passou a ser de suma importância para vários públicos como fornecedores, clientes e vários outros.
Além de mostrar a o que é a contabilidade, o podcast mostrou como a necessidade do usuário pela informação fez a contabilidade surgir e evoluir. Credores, investidores, clientes, fornecedores, o empresário… Todos esses usuários e mais alguns necessitam da contabilidade para a tomada de decisão seja ela qual for, o resultado chega ate o interessado por meio do P.L, DMPL, DRA, DMPA, DFC, e DVA, após analise dos dados o usuário consegue ver a saúde financeira da instituição.
Podcast muito bom, pega a narrativa de toda historia do inicio das demonstrações contábeis, mostrando que sempre foi uma necessidade humana organizar seus bens, dividir da maneira correta, e com o passar dos anos ela foi sendo aprimorada, a contabilidade é uma simplificação da realidade de uma empresa, interessante esse ponto. Importante também salientar que muitos pensa que a ciência contábil é mais técnica do que a ciência propriamente dita. Em tese vemos que a pratica contabil é algo excencial na atividade do nosso dia a dia, pincipalmente de comerciantes, responde a varias perguntas como exemplo quanto vou ganhar? quanto preciso investir? a longo prazo ou a curto prazo? quem será meus investidores? ai vem a DRE, DRA, DMPL.
O podcast conceitua o que é contabilidade de uma forma simples e bastante explicativa, definindo a contabilidade como uma técnica e não uma ciência exata. Ela simplifica e gera uma aproximação da realidade, expondo todos os seus bens, o capital e todas as informações da empresa para a melhor compreensão dos seus usuários, através das demonstrações contábeis, como a DRA, DMPL, DVA entre outros.
Podcast muito esclarecedor sobre a contabilidade. Informações objetivas e bem apresentadas, a explicação tem um começo, meio e fim, se torna fácil entender. Além disso, um fato relevante para o qual o professor chama atenção é que a contabilidade não se trata de uma ciência exata, nem tudo que tem número é ciência exata, sem falar que muito mais do que trabalhar com números a contabilidade trabalha com relatórios que precisam ser apresentados e explicados para os usuários, ou seja, precisa de muita leitura e entendimento. A informação contábil é a melhor e mais importante ferramenta para se tomar decisões, seja o usuário um empresário, investidor, funcionário, banco, etc.
O podcast foi bem explicativo e objetivo, trazendo de forma simples informações importantes sobre a contabilidade, partindo de uma ideia contemporânea sobre o que é a contabilidade e que a contabilidade ela surgiu para atender as necessidades dos usuários em geral, onde por meio de relatórios traz informações importantes que precisam ser bem analisadas e exposta para os usuários. A contabilidade é sem dúvidas de grande importância para organizar de forma melhor os bens e para tomada de decisões.
Segundo o apresentado e interpretado por nós, a Contabilidade não é exata, nem uma ciência. A contabilidade mais se assemelha à um técnica que procura representar a realidade econômica e financeira de uma instituição. Resumidamente foi apresentado a atividade contábil como o Balanço Patrimonial, DRE, DRA, DNPL, DFC e DVA.
Bem, sendo bem sincero eu gostei muito, toda a explicação é bem clara e posso dizer que também concordo com o professor, sobre o fato da contabilidade estar mais para uma técnica, algo que gostei muito foi a explicação sobre a informação gerada pela contabilidade, por que alguém se interessaria ? ou quem ela atenderia? o professor consegui-o demonstrar bem com vários exemplos, mostrando que a informação não serve só para o dono do negócio ou seus sócios, no final algo que me chamou atenção foi quando é citado que muitas empresas só recorrem a contabilidade quando precisam por causa da fiscalização, em minha opinião levando em conta nossa região, penso que se não fosse obrigatório manter uma contabilidade em questão da fiscalização do governo, muitos se quer iriam atrás da contabilidade, isso é o que faz muitos negócios em nossa região não prosperarem.
De acordo com o podcast fica bem justificado o porque que a contabilidade não deve ser considerado como uma ciência, e sim como um mecanismo ou técnica para auxiliar o gerenciamento das informações contábeis, a menos que veja ciência como ramos do conhecimento, entendi também que a contabilidade é importante independentemente de organizações governamentais ou não, pelo fato de se tratar da gestão do patrimônio seja ele qual for, agora deixo uma pergunta, tendo em vista toda a importância da contabilidade, na sua opinião professor o senhor indicaria o estudo da contabilidade para a educação básica?
O Podcast começou trazendo a noção de que a contabilidade não é a realidade, mas sim uma aproximação desta na sociedade. Além disso, apesar da contabilidade poder ser entendida como sendo uma ciência, ela está mais associada a ser uma técnica.
Em seguida, o professor fez um panorama sobre a contabilidade desde os primórdios da humanidade até os dias de hoje, mostrando que a contabilidade surgiu para suprir algumas necessidades humanas e tem como função mostrar o patrimônio ou os recursos que uma pessoa (física ou jurídica) possui.
Ao longo da aula, falou-se sobre os usuários da contabilidade: investidores, credores de empréstimo, fornecedores, empregados, clientes, público em geral, governo e suas agências, dentre outros. Em seguida, foram comentados alguns assuntos como relatórios financeiros, balanço patrimonial, DRE, DRA, DLPA, DMPL, DVA, DFC e o papel da contabilidade na tomada de decisões em organizações.
Por fim, falou-se sobre as aplicações da contabilidade sobre as perspectivas gerais e financeiras, assim como a utilidade da contabilidade contemporânea, principalmente no setor de tributação governamental.
O podcast é bem claro e conciso em apresentar conceitos iniciais sobre a contabilidade, como também explica muito bem esses conceitos. É bem interessante a didática do professor, buscando trazer exemplos, pra mesmo que nunca se tenha visto algo sobre a contabilidade, é possível entender claramente.
Nunca tinha pensado em Contabilidade dessa forma, em que ela serviria como uma aproximação da realidade (seja esta de uma empresa, organização, etc.) e que até mesmo um indivíduo que organiza suas despesas de casa poderia estar usando de alguns conceitos da contabilidade sem saber. Sobre os usuários da contabilidade, sempre tive em mente que as “cabeças” das empresas seriam aqueles que se importariam com a contabilidade (guardando suas informações apenas para sí), no entanto, como visto no podcast, os clientes também se interessam pelas informações providas pela contabilidade, querendo saber se a empresa consegue suprir suas necessidades.
Eu via a contabilidade como algo que apenas pequenas empresas ou até grandes empresas precisavam, da qual seria uma ciência exata como na matemática, mas, logo de cara é dito que não é assim, pois ela é estudada não so da forma numérica, mas também como forma textual. Ela foi criada para atender não só empresários, como também, sócios, investidores e pessoas das quais tenham interesse de como gerenciar seus patrimônios financeiros. Tem várias áreas da qual se pode se dividir, dos quais tem seus métodos e diferenças de como gerir tudo.
Aula muito concisa sobre a contabilidade como um geral, gostei bastante da linha do tempo de como o processo contábil foi se tornando importante para vários ramos da sociedade. Gostei também como se relaciona a área tecnológica, onde estudei sobre o processo de tomada de decisão e como alguns sistemas agregam as informações contábeis como chave principal para boas decisões, agora entendo melhor como a contabilidade se relaciona com o ser humano tão intrinsecamente.
O Podcast me possibilitou tem uma visão mais ampla sobre o que é contabilidade, além de esclarecer uma certa dúvida que eu tinha. As informações apresentadas foram de fácil entendimento que até um leigo como eu no assunto pude compreender bem as informações passadas neste podcast.
Podcast muito esclarecedor sobre o que é contabilidade, os objetivos, os seus usuários e finalidades. Deixou bem claro que a contabilidade não é uma ciência exata, e sim uma técnica. O professor comentou que a contabilidade não existe para atender o físico, ela surgiu para atender as necessidades dos usuários em geral. Enfim, achei a aula muito interessante!
Excelente podcast, é muito bom analisar a relação e evolução da contabilidade na historia, mostrando seu papel no desenvolvimentos na estrutura de alguma empresa ou negocio desde épocas passadas. É muito bem explanado a necessidade que as empresas tem em ter um profissional nas ciências contáveis. Um conhecimento interessante essa diferenciação da contabilidade com relação a ciência.
A discussão sobre contabilidade: ciência vs técnica traz aspectos interessantes à visualização da prática contábil. Achei também bastante interessante pensar na informação contábil como atributo de confiança, tanto para clientes, quanto ao governo, quanto à própria sociedade.
Primeiramente gostaria de parabenizá-lo pela didática, o podcast está muito esclarecedor e dinâmico, nos fazendo pensar na contabilidade e em suas vertentes de forma mais profunda.
É incrível perceber que a contabilidade se aplica em todos os setores da sociedade e atinge diversas pessoas/instituições, desde das empresas até os clientes e empregados. Outro ponto relevante destacado no podcast é a ideia de que a contabilidade surge como forma de satisfazer a necessidade do homem perante o desejo de obter informações contábeis e que ela não é uma ciência exata como muita gente pensa.
ótima aula!
Ótima didática professor, um ponto interessante que poderia ser abordado é a influencia que a legislação societária brasileira sofreu com as escolas do pensamento contábil, por exemplo: a Lei n. 2.627/1940 foi muito influenciada pela Escola Italiana, no qual objetivava o controle do patrimônio; a Lei n. 6.404/1976 com a Escola Americana, visando melhorar as informações fornecidas para os usuários externos e a Lei n. 11.638/2007 que sofreu muita influencia da Escola Internacional, buscando uma representatividade fidedigna dos fatos.
Aula muito bem apresentada, apesar de ser apenas via áudio. Entende-se perfeitamente que a contabilidade não é uma ciência exata, como muitos pensam, ela se trata mais de uma ciência social, aliás, conforme dito na aula, ela está se tornando técnica. Diante desse exposto pelo professor, Roberto Penha, gostaria que ele explicasse melhor essa fala no podcast, pois para mim, achei que ficou um pouco confuso nessa parte.
Nesse podcast percebemos a necessidade da técnica contábil para o funcionamento das empresas, com análises de dados para que os agentes internos e externos possam ter uma margem de erro mínima nas tomadas de decisões, dados que podem ser extraidos do Balanço Patrimonial, DRE, DRA, DNPL, DFC e DVA.
A exposição de informações foi muito clara e didática, parabéns! Considero essencial ter sido destacado o fato de que, ao contrário do que muitos estudantes nas fases iniciais do curso acreditam, juntamente com grande parte da sociedade, a Contabilidade não é uma ciência exata, envolvendo diversas questões subjetivas e que dependem de uma interpretação e decisão particulares, de modo que não possui uma única teoria geral consolidada. Nesse sentido, é por essa razão que, como também foi apontado, a Contabilidade pode ser considerada mais como uma espécie de técnica. Contudo, apesar disso, a sua importância não é reduzida, já que é capaz de atender as necessidades de vários usuários, não somente os internos, tendo em vista que as informações coletadas através da Contabilidade são imprescindíveis para inúmeros âmbitos sociais, atendendo as necessidades através de seus processos de gerenciamento, controle, registro, classificação e sintetização de dados.
Ótima aula, bastante interessante. Ficou bem esclarecido o que é a contabilidade, à quem ela se destina e sua necessidade para as pessoas, atrelado aos aspetos históricos mencionados. Ficou evidente a importância da contabilidade.
A contabilidade estava presente desde os tempos antigos, pois ocorria a necessidade de registros do comércio. Os comerciantes precisavam acompanhar as variações dos seus bens, a forma mais simples de aumentar seu lucro, etc. Dessa forma, torna-se evidente que essa ciência aplicada é necessária para gestão de qualquer negócio.
Interessante como a contabilidade sempre foi importante na história, mesmo que ainda não tivesse sido “nomeada”. Mostrou sem extremamente importante para atender a necessidade humana.
“A contabilidade tem conceitos subjetivos. Ela é uma técnica”
Ciência: “corpo de conhecimentos sistematizados adquiridos via observação, identificação, pesquisa e explicação de determinadas categorias de fenômenos e fatos, e formulados metódica e racionalmente. ” Definições de Oxford Languages
Creio que dentro dessas definições a Contabilidade pode ser considerada uma ciência sim. Com conceitos subjetivos e muita técnica.
Dentro de um dado instante é dito que a contabilidade serve para que o governo cobre tributos. Sim, claro, mas também é utilizado por esse mesmo governo para averiguar como cada setor que compõe a economia está se comportando dentro de um determinado período e isso é muito relevante.
O podcast é bastante esclarecedor, principalmente para nós iniciantes e estudantes de contabilidade. Um fator bem interessante é a discussão sobre a contabilidade ser técnica e não ciência, essa é umas das primeiras discussões que deveriam ser abordadas no início de um curso, para os estudantes saberem a natureza epistemológica do que irá estudar. Esse podcast se torna bastante introdutório, visto que o professor conseguiu sintetizar e direcionar a importância da contabilidade, como tambem seu surgimento e uso, deixando assuntos posteriores principalmente sobre as técnicas usadas pela contabilidade para uma próximo abordagem.
Muito bom esclarecimento professor, o tema está bem resolvido, ressaltando que um dos conceitos básicos da contabilidade é a capacidade de fornecer informações relevantes e confiáveis para auxiliar os usuários internos e externos na tomada de decisões nestas circunstâncias. A contabilidade e suas diversas ferramentas Contribuem para o nosso dia a dia, não só para profissionais de contabilidade, mas também para muitos usuários comuns.
Entende-se que a contabilidade é responsável por coletar, calcular e informar os dados contábeis de determinada empresa. Podcast de fácil entendimento deixou bem claro a importância da prática contábil na gestão empresarial, buscando manter a situação financeira estável e positiva, como também a contribuição da mesma pro nosso dia a dia.
Podcast bastante explicativo, interessante, pontua bem que a contabilidade é uma aproximação da realidade, ressalta o entendimento em termos monetários daquilo que existe em uma determinada empresa. Alguns autores colocam o termo contabilidade, como a ciência que estuda o Patrimônio, mas, é importante frisar que nos dias atuais a contabilidade é vista também como uma técnica. Salienta que o Patrimônio, apresenta os recursos que uma empresa ou uma pessoa possui, e que, neste contexto a informação contábil passou a atender uma parcela da sociedade interessada nesta análise econômica e financeira do Patrimônio.
Ótima aula professor, você conseguiu mensurar em poucos minutos como os demonstrativos contábeis são essenciais as próprias empresas, no que diz respeito a tomada de decisões, como também a sociedade em geral, na imagem do governo e cidadãos que acompanham a evolução das atividades empresariais.
O podcast é bem claro em apresentar conceitos iniciais sobre a contabilidade, como também explica muito bem esses conceitos. Mesmo que nunca se tenha visto algo sobre a contabilidade, é possível entender claramente.
Interessante o podcast principalmente na parte da abordagem da contabilidade enquanto técnica e não, ciência, são conceitos básicos mas muito bem explicados
Podcast muito esclarecer, ressaltando a importância da contabilidade desde os tempos antigos até os dias atuais. A contabilidade é uma poderosa ferramenta de gestão, e para as empresas de pequeno ou grande porte, ou até mesmo para o nosso dia a dia, a contabilidade é algo fundamental para direcionar uma melhor decisão financeira, econômica.
Podcast objetivo e esclarecedor. Através dele consegui compreender a importância da contabilidade para a sociedade como um todo. Todas as organizações precisam dos dados fornecidos pela contabilidade, pois assim poderão tomar decisões mais acertadas em relação ao futuro das empresas, sejam elas de pequeno, médio ou grande porte. Dessa forma, o empresário consegue gerir todos os recursos da empresa de modo a alavanca-la e torná-la competitiva.
O podcast concernente aos conceitos e nuances da Contabilidade, ao ser de fácil entendimento e bastante explicativo, permite aos alunos ingressantes no curso, compreender, ao menos, o básico à respeito do funcionamento e uso deste tipo de ferramenta. Como bem sintetizado, houve-se a introdução e necessidade do seu uso na gestão de empresas como forma de mensurar os dados contábeis e fiscais provenientes dessas organizações. Sua ausência, provavelmente, dificultaria o rendimento e os processos decisórios de inúmeras entidades ao não conseguir prever as situações de risco que poderiam vir a causar. Por isso, é essencial a presença desta ferramenta no âmbito de qualquer corporação, pois, assim, os gestores conseguirão tomar decisões corretas, que, uma vez tomadas com a devida cautela, dificultará que a situação financeira da empresa entre em colapso nos momentos de crise.
O podcast é esclarecer e agregou bastante conhecimento à minha visão de contabilidade e de seus objetivos. Como o professor citou, a finalidade da mesma não está baseada apenas em fornecer dados contábeis aos grupos de interesse, como também servir de norte para qualquer organização funcionar, atendendo dessa forma, suas necessidades.
A Contabilidade é uma técnica que explica a realidade, mesurando e atribuindo valores e isso facilita o gerenciamento das organizações e o entendimento dos que tem interesse na empresa, como por exemplo os investidores. Em outras palavras, a Contabilidade surgiu para suprir as necessidades das pessoas que precisavam dessas informações, das que tinham interesse na situação econômico-financeira das organizações para que elas pudessem desenvolver suas atividades de forma eficiente, além do interesse também do governo sobre isso. Determinar a posição da empresa por meio da Contabilidade, utilizando demonstrações, balanço, análises, implica numa melhor perspectiva até na menor empresa existente, em qualquer ramo que seja.
Interessante ressaltar como a contabilidade não serve apenas atender cobranças fiscais e/ou do governo. Desde muitos anos atrás ela já vem atendendo as necessidades das primeiras organizações comerciais. Outro ponto citado no podcast, que eu acho que muitos não esperam quando começa o curso de Ciências Contábeis, é encontrar muitas disciplinas de cunho teórico-conceitual e não disciplinas da área de exatas.
Bom dia, achei muito interessante e clara a explicação sobre o assunto. Mas, acho que o que melhor resumiu o podcast foi a parte em que foi dito que a contabilidade, originalmente, nasceu para atender principalmente, o dono da empresa, embora existam outros diversos tipos de pessoas interessadas nos dados que a contabilidade pode oferecer.
Achei interessante quando o professor ressalta que a contabilidade não é uma ciência exata e também quando ele salienta que ela está mais para uma técnica.
Boa tarde, Professor. Primeiramente, parabenizá-lo pelo empenho em nos proporcionar esse aprendizado. O podcast ficou muito bom, bem explicativo desde os primórdios da contabilidade até os dias atuais. No início realmente eu acreditava que a contabilidade se tratava de uma ciência exata, mas percebi que ainda é cedo para chamá-la de Ciência e, como bem dito no ep. 002, é mais uma técnica para descrever toda a atividade financeira de uma empresa, e, além disso, auxiliar nas tomadas de decisão.
Outro ponto importante é a relação do empregado com o seu empregador, seja em empresa privada ou pública. O exercício contábil também demonstra como está a relação entre as partes que gerenciam e gira a empresa, com um relatório positivo, por exemplo, o empregador poderá bonificar seus empregados pelo bom desempenho.
Aula muito bem explicada!!
Um bom ponto em questão é sobre o que difere do que as pessoas pensam sobre a contabilidade, pois ela não pode ser classificada como uma “ciência” exata, mas sim uma técnica, pois ela exige bastante leitura e consegue ser usada em diversos grupos dentro da sociedade, como o próprio governo, investidores, bancos e entre outros.
Ótima aula professor, o que me chamou mais atenção foi os usuários da contabilidade, pois alguns dos citados eu não fazia idéia
Ótima, aula professor, é interessante quando o senhor ressalta que vários outros indivíduos que estão presente no dia a dia podem ser usuários da contabilidade
Ótima aula professor, gostei muito da exemplificação sobre os usuários da contabilidade, pois o conceito é muito restritivo, mas com o seu aprofundamento trouxe relevantes informações sobre a usualidade de cada ramo que necessita dos informativos contábeis. Outra parte importante, é sobre nós usarmos da contabilidade para beneficio próprio, termos o entendimento que a contabilidade não se restringe a pessoa jurídica, que individualmente da para se utilizar da contabilidade na hora de comprar um produto, ou fazer um investimento.
A contabilidade e a suas inúmeras ferramentas contribuem muito para o nosso dia a dia. Esse podcast nos esclarece muito sobre o que ela é e suas necessidades. Obrigado pelo ótimo podcast, Professor.
Professor gostei bastante da abordagem intrínseca aos conceitos de contabilidade, ativo, passivo, apresentando de um ponto de vista que eu ainda não tinha visto. Outro ponto que me trouxe curiosidade é referente a contabilidade ser definida como uma teoria e não uma ciência, gostaria de pedir que o senhor falasse um pouco mais sobre.
Uma excelente abordagem, é muikto interessante para nós, enquanto futuros contadores, ficarmos a par sobre a diversidade existente entre os usuários da contabilidade, que em muita das vezes é marginalizada pelo fato de não conhecerem a amplitude desta áreas. Muito interessante este ponto de vista colocado!
Super interessante a questão da contabilidade não ser considerada ciência, os argumentos até justificam e é compreensivo, mas acredito que é meio difícil derrubar Ciência Contábeis depois de tanto tempo já imposto na sociedade.
Ótima aula Professor Roberto, foi possível compreender que a contabilidade é a aproximação da realidade e que seus dados ajudam na compreensão tanto de grandes empresas, como até os usuários da mesma, e por conseguinte a mesma é capaz de trazer diversos benefícios a vida humana organizando diversos aspectos da mesma.
O presente podcast procura definir a contabilidade de maneira compreensível para leigos, sendo “um modelo que busca representar o que ocorre numa sociedade/empresa” o conceito inicialmente apresentado como a ideia mais contemporânea para a caracterização em questão. Prosseguindo, enfatiza-se que “a contabilidade não é a realidade, mas uma simplificação ou aproximação desta” ao passo que também não se constitui uma ciência exata, podendo-se afirmar ainda que se originou de necessidades intrínsecas (mensurar, atribuir valor, quantificar, inventariar) à própria sobrevivência do homem.
Ao citar a controladoria como um subitem/insumo da contabilidade, ressalta-se que esta nasceu para atender aos interesses dos usuários internos (empresários, sócios, proprietários, investidores) e que se destina ao estudo do patrimônio, ou seja, dos recursos que a empresa possui.
Quanto à perspectiva da contabilidade como ciência, pondera-se sobre sua não aplicabilidade, tendo em vista seus elementos subjetivos, o que a direciona mais para uma espécie de técnica.
Por fim, corrobora-se que “a contabilidade surgiu e se desenvolveu fortemente em virtude das necessidades dos usuários da informação contábil” e expõe-se que ela é externada por meio de relatórios financeiros, a exemplo do Balanço Patrimonial (estático), DRE (resultados), DRA (aspectos futuros), DLPA, DFC (fins gerenciais), entre outros.
A contabilidade é uma ciência humana (se é que podemos chama-la assim, já que para muitos apenas a matemática é uma, já que esta é única onde os resultados não são frutos de observação e sim de deduções), seu surgimento se deu da necessidade de quantificar os bens, como forma de controle para tal, do proprietário. Com o passar do tempo a contabilidade se tornou cada vez mais necessária, passando a ser de interesse de mais grupos, não somente do detentor do patrimônio.
O Podcast é muito explicativo e de fácil entendimento, trazendo o conceito do que é contabilidade e das formas como se entende a contabilidade, “técnica ou ciência”. Se paramos para pensar que ciência é: corpo de conhecimentos sistematizados adquiridos via observação, identificação, pesquisa e explicação de determinadas categorias de fenômenos e fatos, e formulados metódica e racionalmente, na minha opinião a contabilidade é sim uma ciência, embora não seja exata e sim uma aproximação da realidade.
Além disso, aborda os usuários da contabilidade, trazendo toda a perspectiva histórica de que inicialmente apenas interessava aos donos, mas hoje interessam a todos os envolvidos direta ou indiretamente na empresa que seriam os donos, os funcionários, os acionistas, os investidores etc.
Para finalizar, aborda a questão da finalidade da contabilidade, que é muito mais do que pagar impostos e atender as demandas fiscais, como o professor mesmo falou “A contabilidade surgiu para atender as necessidades do usuário”. Essas necessidades são atendidas através das demonstrações contábeis, que são de extrema importância dentro de uma empresa, visto que é através delas que as decisões serão tomadas, onde estamos tendo prejuízo? É necessário corte de despesas? Onde nossa atividade é mais rentável? Onde podemos investir mais? Todas essas respostas serão encontradas com base das demonstrações contábeis (DRE, DRA, DMPL…).
Achei interessante a parte que o senhor cita a questão ambiental dando exemplo de uma mineradora. Muitos acreditam que para combater o aquescimento global, deveriamos mover totalmente para energias verdes. Só oque muitos parecem não levar em conta os impactos ambientais/humanos que as mesmas causam. Essas energiais são bem evasivais na fauna/flora e bem mais custosas. A alemanhã vem tentando ao longo do tempo mover totalmente para solar/eólica oque aumentou o preço da eletricidade 5x. Uma alternativa lógica seria simplesmente usar energia nuclear, como é feito pela França. O impacto ambiental é mínimo comparado a eólica, zero emições, e o custo é bem mais baixo. Só pra colocar em perspectiva: Oque a França gastou em energia nuclear é metade dos investimento da Alemanha em Solar/Eólica, e alimenta 70% do país, enquanto na Alemanha apenas 40%.
A questão da contabilidade ser reconhecida como ciência ou técnica/conjunto de técnicas é realmente interessante, pois analogamente diversas outras áreas se encaixam analogamente nesta discussão, como por exemplo sistemas. A conceituação da contabilidade relacionando-a com o balanço patrimonial e um conjunto de demonstrações contábeis, que se refletem como indicadores financeiros, foi muito bem descrita e realmente parece apontar o cerne da discussão. A introdução histórica, embora breve, agregou conhecimento. Contudo, a retórica da importância da contabilidade dentro da zona de interesses com a analogia a questões subjetivas, como a ambiental citada no vídeo, no que tange as informações do podcast, foi, subjetivamente, a assertiva que mais agregou a temática.
Achei muito interessante a abordagem feita pelo prof. Roberto. Os temas escolhidos são abrangentes e deixam espaço para debates e divergencias. A exemplo disso, tivemos a exposição do prof. acerca da possibilidade de, a Contabilidade não ser uma ciência exata, como de fato não é, mas eu entendo que por não ser exata não quer dizer que não seja uma ciência, afinal, ciência é “corpo de conhecimentos sistematizados adquiridos via observação, identificação, pesquisa e explicação de determinadas categorias de fenômenos e fatos, e formulados metódica e racionalmente”, base de atuação das técnicas. Então, em um sentido geral e amplo, endendo a contabilidade como sendo ciência, já em um sentido mais aprofundado podemos tratá-la como sendo uma técnica.
Entender a contabilidade como sendo uma ciência que estuda, interpreta e registra os fenômenos que afetam o patrimônio de uma entidade, fica fácil entender seu propósito. Bem interessante também foi a explanação a respeito dos fatos históricos responsáveis pelo seu surgimento. A contabilidade surgiu e foi evoluindo com o passar dos anos na busca do aprimoramento e gerenciamento de todas as informações de gestão de uma empresa para uma melhor tomada de decisão, mais assertiva acerca dos negócios. Entendo-a como sendo uma ciência social, que tem como objetivo os estudos dos patrimônios, dos bens, direitos e obrigações para empresas, públicas ou privadas, e pessoas físicas e jurídicas.