O que é o Sistema Financeiro Nacional (SFN)? – 022
Existem diversos métodos de custeio. O método de custeio ABC permite uma visão que provilegia a alocação dos gastos primeiramente nos departamentos.
Olá, seja muito bem-vindo ao Podcast Contabilidade Societária. Nesta aula você irá aprender o que é o método de custeio ABC ou custeio por atividades. Quais são as principais questões deste importante campo do conhecimento da controladoria.
Irás aprender os seguintes pontos::
O que são
Fornece subsídios para gestão econômica e financeira;
No caso de uma atividade não agregar valor ao produto, possibilita a sua eliminação ou a revisão do processo;
Para as indústrias, permite melhor visualização dos seus serviços alocados aos produtos; e
Auxilia o acompanhamento e o controle interno e proporciona melhor visualização dos fluxos.
Você vai aprender neste podcast o que é o método de custeio ABC.
Certamente após esta aula o seu conhecimento sobre cada um destes elementos vai ser aprofundado, entendendo, além disso quais são as principais desvantagens de seguir o modelo de custeio por atividades, que são os seguintes:
Necessita de um adequado e eficaz sistema de informações;
Necessita, também, de pessoal competente, qualificado, experiente e em quantidade suficiente para a implantação, o acompanhamento e a operação do sistema;
Há necessidade de revisão constante; e
Requer maior custo e desembolso financeiro.
Eu sou o professor Roberto Penha e espero que aproveites o conteúdo. Vamos lá….
Quer dicas e informações exclusivas? Entre no Canal do Telegram: CLIQUE AQUI
Ótimo conteúdo, professor!
Uma parte que me chamou atenção foi saber a extensão do poder do BACEN. É fácil ter uma ideia geral sobre a parte de que o BACEN iria ajudar na regulação e fiscalização do sistema financeiro, mas é algo bem mais estruturado do que eu imaginava… Ele consegue fiscalizar ações dentro do ambiente financeiro, fiscaliza os agentes financeiros (bancos e outras entidades) e basicamente tem a capacidade de controlar a liquidez do mercado inteiro, algo que é bem interessante e demonstra quanta importância o BACEN realmente tem.
Através desse podcast é possível entender toda a estruturação do sistema financeiro brasileiro, de forma a compreender a sistemática da política monetária, através dos órgãos reguladores e operacionais. Isso permite entender como se dá o equilíbrio econômico-financeiro do país, por meio dos agentes intermediários que fazem a intermediação entre agentes superavitários e agentes deficitários, promovendo assim, por maio, dos órgãos normativos toda a circularização monetária do país.
Muito interessante o Sistema Financeiro Nacional (SNF). Várias entidades, com várias funções diferentes, demonstram a complexidade do SNF. Uma atenção especial ao Conselho Monetário Nacional (CMN), ao Banco Central (BC) e aos bancos que funcionam na área de moeda, crédito, capitais e câmbio. Os Bancos são os operadores, mas para eles funcionarem em harmonia entre si, é preciso que haja a supervisão do BC e mais além do Órgão Normativo que é o CMN.
Excelente explanação a respeito do Sistema Financeiro Nacional!
Por meio deste podcast foi possível entender como é estruturado o SFN, sendo este fruto de um ambiente regulatório. O SFN é subdivido em dois subsistemas: Subsistema de Regulação e o Subsistema de Intermediação Financeira. Dentro de toda essa arquitetura do SFN há um órgão máximo: Conselho Monetário Nacional (CMN). Foi possível observar nesse conteúdo as instituições que compõe o subsistema de regulação e as entidades que integram o sistema de intermediação financeira. Faz-se mister destacar os conceitos que este podcast nos traz: instituições bancárias e não bancárias; bancos comerciais; bancos múltiplos. Destaco aqui uma parte que me chamou a atenção: a importância da moeda para o mercado. O mercado que temos hoje depende da quantidade de moeda que temos circulando, nesse sentido a liquidez do mercado age conforme a circulação de moeda no país.
Excelente introdução do Sistema Financeiro Nacional Professor Roberto! Fiquei me questionando se o BNDES como instituição criada para apoiar programas, obras, projetos e serviços relacionados ao desenvolvimento econômico e social brasileiro, não saiu de seus objetivos ao apoiar e financiar com o dinheiro público obras em outros países, que inclusive deram calotes nessa dívida. Outra dúvida Roberto, em qual subsistema entra as casas de análise ou casas de research.
Muito interessante o Sistema Financeiro Nacional (SNF). Várias entidades, com várias funções diferentes, demonstram a complexidade do SNF. Uma atenção especial ao Conselho Monetário Nacional (CMN), ao Banco Central (BC) e aos bancos que funcionam na área de moeda, crédito, capitais e câmbio. Os Bancos são os operadores, mas para eles funcionarem em harmonia entre si, é preciso que haja a supervisão do BC e mais além do Órgão Normativo que é o CMN.
Um excelente podcast sobre o sistema financeiro nacional. Onde são abordados os subsistemas normativo e de intermediação financeira, realçando a importância de cada operador para o equilíbrio economico financeiro do país, citando a abrangente função de executor que o bacen possui, entre elas se destaca o redesconto que serve para controlar a liquidez do mercado.
Fiz um comentário sobre este assunto Sistema Financeiro Nacional – 022, através do link do Podcast O que são valores mobiliários? – 023, que direcionou o Podcast para este título. Irei procurar nas outras plataformas ouvir/assistir o podcast 023
Muito boa a explicação feita sobre o SFN e com ele deu-se pra notar como é importante isso como um todo, principalmente onde nota-se que ele consegue formalizar, de maneira segura, um encontro entre credores e tomadores de recursos e com isso possibilita, entre outras coisas, a pagarem suas dívidas e realizam seus investimentos.
Colocações super pertinentes sobre o Sistema Financeiro Nacional, deixando muito bem explícito o conceito, função e a estrutura do SFN, trazendo exemplos que facilita e proporciona um melhor entendimento sobre o assunto em questão. Fica evidente que o objetivo do SFN é valorizar a intermediação entre poupança e investimento, com o intuito de possibilitar ao setor produtivo maior eficiência, intermediando dinheiro de quem tem “sobrando” para os que tem “faltando”.
Obrigado pelo podcast bem explicativo! Por meio desse conseguimos aprofundar os conhecimentos sobre o SFN, do tamanho da sua importância, estrutura e desenvolvimento no Brasil. Aprendi também as diferenças entre os sistemas normativos e de intermediação, dentre isso também não sabia da existência do Conselho Monetário Nacional, tão importante!