O que são as criptomoedas? (Todo mundo deveria saber) – 021
Existem diversos métodos de custeio. O método de custeio ABC permite uma visão que provilegia a alocação dos gastos primeiramente nos departamentos.
Olá, seja muito bem-vindo ao Podcast Contabilidade Societária. Nesta aula você irá aprender o que é o método de custeio ABC ou custeio por atividades. Quais são as principais questões deste importante campo do conhecimento da controladoria.
Irás aprender os seguintes pontos quanto as vantagens do método de custeio ABC:
Você vai aprender neste podcast o que é o método de custeio ABC.
Certamente após esta aula o seu conhecimento sobre cada um destes elementos vai ser aprofundado, entendendo, além disso quais são as principais desvantagens de seguir o modelo de custeio por atividades, que são os seguintes:
Eu sou o professor Roberto Penha e espero que aproveites o conteúdo. Vamos lá….
Quer dicas e informações exclusivas? Entre no Canal do Telegram: CLIQUE AQUI
Acredito que para investidores iniciantes, seria melhor e mais seguro fazer essas transações de criptomoedas por meio de corretoras confiáveis
Concordo com o comentário de Lucemilton, sendo que vale a pena fazer uma análise antes de adentrar ao mercado por meio das corretoras, tendo em vista que existem taxas que muitas vezes são altas e se aproveitam das transações dos players, mesmo que de pequeno porte.
Conteúdo bastante introdutório e explicativo, excelente para quem deseja saber do que se trata e como funcionam as criptomoedas. Nele foi possível entender que as criptomoedas surgiram como uma forma de resposta a crise econômica/financeira de 2007. As criptomoedas são moedas criptografadas , transações “anônimas”. Também foi possível entender o conceito de Blockchain, onde as informações são sobrepostas e há mínima ou quase nenhuma possibilidade de fraude no que tange a omissão, duplicação de operações e etc. Observa-se a participação de mineradores (computadores) especializados na resolução de cálculos matemáticos, com vistas a validar as operações nas blockchain. Faz mister destacar a capacidade das criptomoedas replicarem características de uma moeda e, ao mesmo tempo, de um minério. Destaca-se aqui que esse ambiente de criptomoedas não possui um órgão centralizador (CVM, BACEN). Outra característica importante é a sua emissão limitada, o que a torna valiosa em decorrência de sua escassez. As operações com criptomoedas não necessariamente necessitam de intermediadores, entretanto com a intermediação de corretoras têm-se uma maior segurança. Nesse sentido, corroboro com os pensamentos apresentados nos comentários dos colegas Lucemilton e Alencar, de que para investidores iniciantes a entrada no mercado de criptomoedas através de corretoras vem a ser uma opção mas segura.
Ótimo podcast, conteúdo bastante rico e colocado de forma clara. Pensando no benefícios e avanços das criptomoedas o professor Roberto trás a possibilidade de outras funções além de investimentos, nesse aspecto temos o bitcoin por exemplo sofrendo influencia com rumores de guerra entre Rússia e Ucrânia, isso poderia se justificar por Ucranianos adotando o bitcoin como ativo visando uma desvalorizam da moeda local?? como se dá a interação da criptomoeda nesse cenário??
Ótimo conteúdo introdutório acerca das criptomoedas e seus impactos na nossa sociedade. O podcast mostra que o bitcoin, como primeira criptomoeda, utiliza uma cadeia de blocos, ou blockchain, onde não se é possível burlar o sistema. Este sistema é sustentado por mineradores, que são as forças computacionais que validam as operações que ocorrem dentro do blockchain. Também foi importante perceber o impacto e as vantagens das criptomoedas no mercado financeiro como um todo. Parabéns pela iniciativa e pela explanação, professor Roberto!
Excelente podcast, muito bem instruido. Vendo esse universo das criptomoedas, há a insegurança que ela representa, por não ter um respaldo jurídico adequado a sua aplicação. É necessário uma certa experiência ao investir em criptomoedas, buscar sempre de corretoras que ofereça mais confiabilidade nas transações e investir em uma criptomoeda que já tenha uma credibilidade como a bitcoin. Vejo que eu sou um investidor muito conservador.
Ótima introdução ao assunto de criptomoedas, mostrando que elas surgiram após a crise que se iniciou em 2007 e que trouxe como efeito colateral, melhorias para a sociedade como, por exemplo a criação dos blockchain (cadeia de blocos) que são utilizados em diversos outros cenários. No podcast explica-se que como o termo de mineração associa-se as criptomoedas, fazendo computadores trabalharem em cálculos matemáticos a fim de validar as transações e evitar-se gastos duplos, por exemplo, recebendo recompensas em criptomoedas. Apresenta-se que não há um órgão regulador sobre esses ativos digitais e também traz à tona a possibilidade das criptomoedas ser uma possibilidade de investimento, além de ser uma forma de pagamento. Enfim, introdução e esclarecimento de termos e contribuições ótimas.
Excelente podcast. De forma clara e objetiva o professor Roberto fez a introdução sobre o que são as criptomoedas. Um fato que me chamou a atenção foi sobre o bitcoin sobre a importância de guardar as senhas que dão acesso ao seu bitcoin para não “perder” a criptomoeda impossibilitando de negociá-la. Outra colocação exposta é sobre a insegurança jurídica em volta das operações com moedas digitais, por falta de uma regulação os investidores podem ser lesados e sofrer com grandes perdas, caso haja alguma falha de segurança na própria moeda ou nas corretoras.
Se eu entendi bem, a criptomoeda é limitada (e que por isso o valor dela tende a subir), mas ainda tem gente minerando ela. Então a mineração pode acabar algum dia? E se sim, tem previsão de quando pode acontecer?
Esse é um mercado que traz muitas oportunidades, mas também, imensos riscos, não é tão fácil operar, existe processos complexos e demorados que também contribuem para que, os investidores que se aventuram por esse mercado, estejam mais sujeitos a golpes. Sugiro para os que pensam em adentrar por esse caminho que estudem muito, identifiquem os processos, fiquem muito atentos a segurança sempre. No mais este é o futuro.
Excelente explicação sobre bitcoin, permitindo conhecimentos iniciais bem interessantes sobre esse tipo de ativo e que tem grandes perspectivas de crescimento dentro do mercado financeiro, promovendo o conhecimento doq ue de fato se trata esse tipo de ativo e como operacionaliza-lo.
As criptomoedas são ativos bem interessantes, para dizer o mínimo. O uso delas está tão popular hoje em dia que até mesmo alguns países já estão em fases de testes com versões cripto das moedas convencionais. Não há como ter certeza se elas vão acabar com as moedas impressas, entretanto, elas provavelmente vão se tornar os tipos mais usados em alguns anos.
Já tinha comentado mas vim comentar de novo só para dizer que Criptomoedas é o futuro! Parabéns pelos podcast, agregaram bastante a disciplina. O mercado de criptos é extremamente variável e pode acabar levando todo o patrimonio, por isso coloquem pouco recurso nesse investimento. Analise bem um ativo antes de coloca-lo em sua carteira, é um mercado onde tem bastante golpes e ainda tem muito para ser estudado! Boa sorte a todos.
Ótimo podcast! Vejo que há grandes riscos nesse mercado de criptomoedas em virtude da insegurança jurídica no que se refere às operações com moedas digitais nos meios virtuais. A ausência de regulação pode causar grandes perdas aos investidores, muitas vezes por golpes, o que tem sido bastante recorrente.
Excelente abordagem sob o tema, tendo em vista que as moedas digitais são o futuro, principalmente as criptomoedas, que estão se tornando as mais populares porque são seguras, rápidas e fáceis de usar. Parabéns Prof. Roberto!
Muito interessante essa ideia dos mineradores como uma linha de segurança para as transações com as criptomoedas, já que tudo é feito no ambiente virtual.
Acho de extrema importância a explicação dada sobre a blockchain, sendo uma ferramenta que se mostra essencial para as operações com criptomoedas.
Também gostaria de ressaltar a segurança das criptomoedas em se tratando de acesso às mesmas, uma vez que quando as chaves são perdidas, a moeda jamais será recuperada. Outro comentário a ser citado, é a dificuldade na recuperação do dinheiro no caso de uma transferência realizada através de uma chave incorreta.
Excelente tema para o podcast, aliás parabéns pela abordagem de algo tão inovador e que muitos realmente não sabem. Toda a explanação a respeito do assunto ficou muito bem feita e didática. Fato importante abordado foi a questão da fraude, da dificuldade caso alguém tentasse fraudar uma operação. Assim como das transações entre pessoas de um país para outro a qual é facilitada e não necessita de um intermediador.
Acredito no futuro do Bitcoin como reserva de valor. Contudo, devido às incertezas quanto ao futuro desse mercado, acredito que a única certeza na criação das criptomoedas é que a tecnologia blockchain será utilizada no futuro independente da utilização ou não do Bitcoin. Isso é evidente quando vemos que os governos estão usando essa tecnologia para criarem as suas criptomoedas estatais, como o real digital que está em fase de testes.
Acabei digitando meu comentário como se fosse uma resposta a Aleksander, foi engano.
Conteúdo muito interessante, apesar do Bitcoin e das criptomoedas em geral facilitarem as transações pela ausência de intermediários e oferecerem uma maior privacidade de dados, ainda assim é muito inseguro e utópico imaginar que se torne usual e comum transações envolvendo essas moedas, pelo mesmo motivo, a ausência de um órgão regulador trás incerteza em relação as criptomoedas tendo em vista a ausência de regulação nesse mercado.
Conteúdo bastante enriquecedor sobre o mercado tão sofisticado e avançado como é o mercado de criptomoedas além de nos mostrar a ideia de trabalhar com essa moeda e a flexibilidade de fazer transações muito rápidas nesse ambiente virtual.
Explicação clara e objetiva até mesmo para leigos no assunto. É de grande necessidade entender de criptomoedas, sabemos que a moeda digital já é uma realidade e que tem a tendência de se familiarizar cada vez mais com as pessoas. Conteúdo de grande importância, parabéns.
Podcast bastante interessante, pois traz bastante curiosidades a respeito de um assunto ainda pouco conhecido, mas que desperta curiosidade. Um ponto mencionado foi o fato das criptomoedas não possuir um órgão fiscalizador, o que gera vantagens e desvantagens, fato esse que me chamou atenção para fazer um maior aprofundamento no assunto.
Muito interessante essa abordagem sobre as criptomoedas. Entender sobre a moeda digital, sobretudo o bitcoin, como o professor destaca, é bastante importante tendo em vista que esse é um meio que é bastante visado (como muitos dizem, esse é o futuro). Por isso é importante saber sobre os riscos, então é interessante sempre estar buscando informações confiáveis, como é o caso desse poscast. Parabéns, Professor Roberto!
Conteúdo extremamente relevante. As criptomoedas já são realidade de um futuro bem próximo, no entanto, é necessário a regulamentação desse mercado para se tornar mais seguro e confiável. É importante ressaltar que, a quebra da FTX, uma das maiores corretoras de criptomoedas do mundo, deixou milhares de clientes impossibilitados de retirar o seu dinheiro investido no mercado e trouxe grandes prejuízos.
Excelente podcast,fala com clareza sobre o assunto,faz uma explanação bem didática e de fácil entendimento,sendo um tema bem inovador as criptomoedas ,quando e falado sobre o Bitcoin,um podcast com assunto muito interessante.
Podcast de extrema relevância, pois se trata de um tema que já é discutido há algum tempo, mas que está cada vez mais em voga nos dias atuais, e justamente por ser um mercado inovador, acaba gerando muitas incertezas em parte da sociedade, necessitando assim de conteúdos que não só o divulguem, mas também expliquem a função das criptomoedas e sua importância no futuro do mercado financeiro, como é o caso em questão.
Excelente conteúdo, que abordou a história da Criptomoeda, a necessidade da sua criação, e a sua funcionalidade, curiosidades.. uma verdadeira aula. Assunto interessante, tendo em vista que a tendência é que as Criptomoedas ganhem cada vez mais espaços na economia e na sociedade.
Excelente podcast, professor. Respondeu a dúvida que eu tinha sobre quem sustenta falando dos mineradores, é interessante saber também que esse ambiente não possui um órgão fiscalizador então isso gera benefícios e malefícios. importante nos aprofundar nesse tema pois esse é o futuro. Achei muito interessante também o que foi falado sobre as senhas, que se for o caso de perdê-las não tem como recuperar as moedas
Tendo em vista que as criptomoedas são o futuro, considero esse podcast de extrema importância para todas as pessoas, concordo com o título de que todos precisam saber, achei curioso a explicação sobre os mineradores e excelente trabalho professor, muito esclarecedor e objetivo.
Acredito no futuro do Bitcoin como reserva de valor. Contudo, devido às incertezas quanto ao futuro desse mercado, acredito que a única certeza na criação das criptomoedas é que a tecnologia blockchain será utilizada no futuro independente da utilização ou não do Bitcoin. Isso é evidente quando vemos que os governos estão usando essa tecnologia para criarem as suas criptomoedas estatais, como o real digital que está em fase de testes
É interessante perceber que toda a segurança relacionada as operações com criptomoedas trás muitos pontos positivos, mas também pontos negativos com o fato de ser algo de domínio tão próprio que se caso vir a acontecer alguma coisa não há a quem recorrer.
Excelente introdução professor, o mundo das criptomoedas é muito vasto. No podcast, destacou-se o papel pioneiro do Bitcoin, a primeira criptomoeda ao empregar uma tecnologia revolucionária chamada blockchain. Essa cadeia de blocos atua como um registro imutável, impedindo manipulações fraudulentas, graças à sua natureza descentralizada e à impossibilidade de burlar o sistema. Destacou-se também a contribuição dos mineradores, as forças computacionais por trás do blockchain, responsáveis por validar as operações dentro desse ecossistema inovador. Sua participação é crucial para assegurar a integridade e a segurança das transações, garantindo a confiança no sistema como um todo. Além disso, o podcast ressaltou de maneira perspicaz os impactos significativos e as vantagens das criptomoedas no cenário do mercado financeiro global. A capacidade de transações, custos reduzidos e a eliminação de intermediários tradicionais representam mudanças substanciais que promovem eficiência e acessibilidade financeira.
O podcast é excelente. De maneira clara e concisa, o professor Roberto fez uma introdução sobre o que são as criptomoedas. Um ponto que me chamou a atenção foi a ênfase no bitcoin e a importância de manter as senhas seguras para garantir o acesso à criptomoeda e evitar possíveis perdas. Além disso, foi abordada a insegurança jurídica em torno das operações com moedas digitais, destacando a falta de regulamentação, o que pode expor os investidores a riscos e grandes prejuízos em caso de falhas de segurança nas próprias moedas ou nas corretoras.
Boa noite. Curiosidade interessante, não sabia que o Bitcoin foi a primeira criptomoeda. A crise econômico financeira de 2007 a qual o professor se refere, foi uma crise que se iniciou nos EUA devido a empréstimos hipotecários arriscados, se espalhando globalmente. Não compreendi o motivo das criptomoedas serem limitadas; até entendo quando faço a analogia do minerador, mas ainda ficou confuso. Também deixo uma dúvida: O fato de não existir órgão regulador por trás, impacta na valorização ou desvalorização da criptomoeda?
O podcast aborda de forma clara e abrangente as criptomoedas, com foco no Bitcoin, destacando a tecnologia de blockchain que impede manipulações. Mineradores, responsáveis pela validação das transações, são essenciais. As criptomoedas surgiram pós-crise de 2007, trazendo benefícios sociais como os blockchains. A mineração envolve cálculos matemáticos para evitar fraudes, gerando recompensas. A ausência de regulação e o potencial de investimento são mencionados, ressaltando a utilidade como forma de pagamento. Em resumo, uma excelente introdução e esclarecimento sobre o tema. Parabéns, professor Roberto!
O mundo das criptomoedas está crescendo bastante, se configurando como uma alternativa as moedas tradicionais para aqueles que querem privacidade e segurança com o dinheiro, sem precisar “ficar refém” do estado no que tange as transações monetárias, pois o estado e os governos não exercem controle algum sobre as criptomoedas. No que diz respeito a esse assunto, a criptomoeda mais promissora é o Bitcoin e o Etherium, como já foi discutido em aula, pois após essas moedas milhares de outras moedas surgiram apenas como cópias dessas duas principais.
É bem relevante pensar na possibilidade de realizar investimentos em criptomoedas de forma anônima, ou seja, algumas criptomoedas permitem transações anônimas, o que pode ser atraente para certos tipos de negócios ou clientes. Em vista disso, as transações com criptomoedas são registradas em uma cadeia de blocos, que é um registro imutável e seguro, que é o sistema de registro digital chamado blockchain. No entanto, se torna negativo uma vez que venha a acontecer algum sinistro, não há a quem recorrer. Além disso, o podcast nos mostrou vários impactos positivos que as criptomoedas trouxeram, como a grande capacidade de transações com custos reduzidos e a eliminação de intermediários tradicionais que promovem a facilidade na acessibilidade de ativos financeiros.
Assunto bastante proveitoso para tirar algumas dúvidas sobre as criptomoedas, além de informar a origem que se deu através da criação dos bitcoins em virtude da crise financeira de 2007. Outro ponto interessante é a anonimidade por trás das transações entre as criptomoedas, sendo uma das características cruciais para o cliente. Devido essa privacidade, vem a tona o ponto negativo desse tipo de moeda, que é a ausência de assistência ou recursos caso haja algum imprevisto e por ventura você perca ou esqueça a senha, perdendo assim todo o seu investimento no mercado. Outro ponto negativo é a falta de regulamentação do mercado, podendo afetar e afastar alguns investidores com perfil de baixo risco.
Ótima aula, gostei da parte em que falou sobre os mineradores, em que deixam suas maquinas resolvendo processos matemáticos e como recompensas, eles recebem a sua recompensa como criptomoedas, além disso, eles servem como a estrutura que segura esse sistema
Excelente introdução ao fascinante mundo das criptomoedas e suas repercussões na sociedade contemporânea. O podcast esclarece que o bitcoin, pioneiro nesse campo, emprega uma tecnologia de registro conhecida como blockchain, que impede a manipulação do sistema. Essa infraestrutura é mantida por mineradores, poder computacional responsável por validar as transações dentro do blockchain. Além disso, destaca-se a relevância e os benefícios das criptomoedas no âmbito financeiro global.
É adequado para quem deseja saber o que são criptomoedas e como funcionam, sendo assim possível de compreender que as criptomoedas emergiram como forma de resposta à crise econômico-financeira de 2007. As criptomoedas são moedas criptografadas, transações anônimas. Por demais, foi possível entender mais o conceito de blockchain, que vem com as dúvidas do que seria nas aulas em sala, em que as informações são sobrepostas e há pouca ou nenhuma chance de fraude em termos de omissão, aumento de funções.
Professor, muito interessante as particularidades da bitcoin e das demais criptomoedas. Uma das partes mais interessantes sobre o podcast foi a explicação do surgimento como resposta a crise e sobre o que seriam as blockchains, além da sua aplicação no setor financeiro e em outros setores
Boa noite, Professor Roberto !
Inicialmente parabenizar pelo excelente conteúdo do podcast, tema bastante atual , tudo haver com a realidade e a conjuntura atual que estamos vivendo. As criptomoedas vieram para revolucionar a era digital que estamos vivendo, juntamente com o blockshein, uma ferramenta incrível não só para ser utilizada nas transações envolvendo as diversas cripto existente, principalmente o bitcoin, mas também podendo ser aplicada em diversos setores importantes, acredito que em futuro não tão distante essa ferramenta vai fazer parte do nosso dia a dia. O bitcoin algo totalmente fora da curva, universal, descentralizado, fora do alcance do governo ,algo bastante presente e utilizado já no mundo, principalmente em países que estão enfrentando graves crises, como é o caso da Ucrânia e Israel, como também em países que vivem ditaduras, infelizmente não é algo que todas as pessoas tem acesso, é algo que precisa de um certo conhecimento para pode operar e não perder seus dados e dinheiro, para fraudes e golpes digitais.
Interessante saber que se alguém perder a chave privada de uma carteira, os fundos nela contidos se tornam inacessíveis. Por isso, o enorme quantitativo de bitcoins “perdidos” das mais variadas formas. Porém, quanto à limitação, há criptomoedas, como a Ethereum, que possuem um fornecimento potencialmente infinito, dependendo de sua programação e atualizações futuras. Então, nem todas têm limite de emissão.
Ótima aula, professor! Já fazem alguns anos que o Podcast foi lançado mas a velocidade das transações de BTC ainda não são tão rápidas quanto uma transação de cartão de credito, mas em virtude da fiscalização/ controle governamental, creio que isso agora vai evoluir.
aula muito interessante, sobre um tema que está em crescimento. ficou claro a definição de criptomoedas, sua descentralização e o que é blockchain.
Muito bom o podcast, ver que o bitcoin tem uma segurança extremamente forte mostra que o investimento é sério, mas poder perder o acesso e consequentemente perder os bitcoins mostra o lado do risco que também existe.
Muito esclarecedor, professor! De fato, o Bitcoin é a criptomoeda mais segura por conta de sua descentralização e tecnologia blockchain.
Professor, eu sempre tive dúvidas acerca de cripto moedas, mas esse episódio sanou muitas dúvidas que eu tinha. A explicação sobre o funcionamento das criptos, como o blockchain e a descentralização, ficou bem simples e objetiva, o que é ótimo tanto para iniciantes, como eu, quanto para quem já tem algum conhecimento. Gostei especialmente de como o episódio conectou o tema com a contabilidade, destacando a importância das criptomoedas no cenário econômico atual e a necessidade de os profissionais da área estarem atualizados. Sem dúvida, é um tema que está cada vez mais relevante, e esse episódio traz uma base excelente para quem deseja entender mais.
Fantástico como esse podcast consegue desmistificar um tema tão atual e complexo como as criptomoedas. As explicações são práticas e bem estruturadas, tornando o assunto acessível a todos os públicos.
pod cast explicativo, fala sobre os blockchain e sua segurança, o mercado em si, sua vantagens e dificuldades, a segurança que pode ser um problema ao se esquecer a senha ou perdê-la, a preocupação ambiental que surgiu devido a grand demanda, a busca por melhorias e a evolução das criptomoedas.
Parabéns, professor Roberto. isso é muito importante para sabermos como funciona esse sistema de criptomoedas, ter essa reflexão que se pode fazer transações como essa nova ferramenta monetaria que é o Bitcon, por exemplo. Hoje muitas pessoas no mundo todo investem, acreditam nessa nova moeda, pois ela tem o rótulo de ser a moeda do futuro. Ánalise muito precisa sobre a criptomoeda, professor.