O que são as criptomoedas? (Todo mundo deveria saber) – 021
Existem diversos métodos de custeio. O método de custeio ABC permite uma visão que provilegia a alocação dos gastos primeiramente nos departamentos.
Olá, seja muito bem-vindo ao Podcast Contabilidade Societária. Nesta aula você irá aprender o que é o método de custeio ABC ou custeio por atividades. Quais são as principais questões deste importante campo do conhecimento da controladoria.
Irás aprender os seguintes pontos quanto as vantagens do método de custeio ABC:
Proporciona transparência ao processo de contabilização;
Fornece subsídios para gestão econômica e financeira;
No caso de uma atividade não agregar valor ao produto, possibilita a sua eliminação ou a revisão do processo;
Para as indústrias, permite melhor visualização dos seus serviços alocados aos produtos; e
Auxilia o acompanhamento e o controle interno e proporciona melhor visualização dos fluxos.
Você vai aprender neste podcast o que é o método de custeio ABC.
Certamente após esta aula o seu conhecimento sobre cada um destes elementos vai ser aprofundado, entendendo, além disso quais são as principais desvantagens de seguir o modelo de custeio por atividades, que são os seguintes:
Necessita de um adequado e eficaz sistema de informações;
Necessita, também, de pessoal competente, qualificado, experiente e em quantidade suficiente para a implantação, o acompanhamento e a operação do sistema;
Há necessidade de revisão constante; e
Requer maior custo e desembolso financeiro.
Eu sou o professor Roberto Penha e espero que aproveites o conteúdo. Vamos lá….
Quer dicas e informações exclusivas? Entre no Canal do Telegram: CLIQUE AQUI
Acredito que para investidores iniciantes, seria melhor e mais seguro fazer essas transações de criptomoedas por meio de corretoras confiáveis
Concordo com o comentário de Lucemilton, sendo que vale a pena fazer uma análise antes de adentrar ao mercado por meio das corretoras, tendo em vista que existem taxas que muitas vezes são altas e se aproveitam das transações dos players, mesmo que de pequeno porte.
Conteúdo bastante introdutório e explicativo, excelente para quem deseja saber do que se trata e como funcionam as criptomoedas. Nele foi possível entender que as criptomoedas surgiram como uma forma de resposta a crise econômica/financeira de 2007. As criptomoedas são moedas criptografadas , transações “anônimas”. Também foi possível entender o conceito de Blockchain, onde as informações são sobrepostas e há mínima ou quase nenhuma possibilidade de fraude no que tange a omissão, duplicação de operações e etc. Observa-se a participação de mineradores (computadores) especializados na resolução de cálculos matemáticos, com vistas a validar as operações nas blockchain. Faz mister destacar a capacidade das criptomoedas replicarem características de uma moeda e, ao mesmo tempo, de um minério. Destaca-se aqui que esse ambiente de criptomoedas não possui um órgão centralizador (CVM, BACEN). Outra característica importante é a sua emissão limitada, o que a torna valiosa em decorrência de sua escassez. As operações com criptomoedas não necessariamente necessitam de intermediadores, entretanto com a intermediação de corretoras têm-se uma maior segurança. Nesse sentido, corroboro com os pensamentos apresentados nos comentários dos colegas Lucemilton e Alencar, de que para investidores iniciantes a entrada no mercado de criptomoedas através de corretoras vem a ser uma opção mas segura.
Ótimo podcast, conteúdo bastante rico e colocado de forma clara. Pensando no benefícios e avanços das criptomoedas o professor Roberto trás a possibilidade de outras funções além de investimentos, nesse aspecto temos o bitcoin por exemplo sofrendo influencia com rumores de guerra entre Rússia e Ucrânia, isso poderia se justificar por Ucranianos adotando o bitcoin como ativo visando uma desvalorizam da moeda local?? como se dá a interação da criptomoeda nesse cenário??
Ótimo conteúdo introdutório acerca das criptomoedas e seus impactos na nossa sociedade. O podcast mostra que o bitcoin, como primeira criptomoeda, utiliza uma cadeia de blocos, ou blockchain, onde não se é possível burlar o sistema. Este sistema é sustentado por mineradores, que são as forças computacionais que validam as operações que ocorrem dentro do blockchain. Também foi importante perceber o impacto e as vantagens das criptomoedas no mercado financeiro como um todo. Parabéns pela iniciativa e pela explanação, professor Roberto!
Excelente podcast, muito bem instruido. Vendo esse universo das criptomoedas, há a insegurança que ela representa, por não ter um respaldo jurídico adequado a sua aplicação. É necessário uma certa experiência ao investir em criptomoedas, buscar sempre de corretoras que ofereça mais confiabilidade nas transações e investir em uma criptomoeda que já tenha uma credibilidade como a bitcoin. Vejo que eu sou um investidor muito conservador.
Ótima introdução ao assunto de criptomoedas, mostrando que elas surgiram após a crise que se iniciou em 2007 e que trouxe como efeito colateral, melhorias para a sociedade como, por exemplo a criação dos blockchain (cadeia de blocos) que são utilizados em diversos outros cenários. No podcast explica-se que como o termo de mineração associa-se as criptomoedas, fazendo computadores trabalharem em cálculos matemáticos a fim de validar as transações e evitar-se gastos duplos, por exemplo, recebendo recompensas em criptomoedas. Apresenta-se que não há um órgão regulador sobre esses ativos digitais e também traz à tona a possibilidade das criptomoedas ser uma possibilidade de investimento, além de ser uma forma de pagamento. Enfim, introdução e esclarecimento de termos e contribuições ótimas.
Excelente podcast. De forma clara e objetiva o professor Roberto fez a introdução sobre o que são as criptomoedas. Um fato que me chamou a atenção foi sobre o bitcoin sobre a importância de guardar as senhas que dão acesso ao seu bitcoin para não “perder” a criptomoeda impossibilitando de negociá-la. Outra colocação exposta é sobre a insegurança jurídica em volta das operações com moedas digitais, por falta de uma regulação os investidores podem ser lesados e sofrer com grandes perdas, caso haja alguma falha de segurança na própria moeda ou nas corretoras.
Se eu entendi bem, a criptomoeda é limitada (e que por isso o valor dela tende a subir), mas ainda tem gente minerando ela. Então a mineração pode acabar algum dia? E se sim, tem previsão de quando pode acontecer?
Esse é um mercado que traz muitas oportunidades, mas também, imensos riscos, não é tão fácil operar, existe processos complexos e demorados que também contribuem para que, os investidores que se aventuram por esse mercado, estejam mais sujeitos a golpes. Sugiro para os que pensam em adentrar por esse caminho que estudem muito, identifiquem os processos, fiquem muito atentos a segurança sempre. No mais este é o futuro.
Excelente explicação sobre bitcoin, permitindo conhecimentos iniciais bem interessantes sobre esse tipo de ativo e que tem grandes perspectivas de crescimento dentro do mercado financeiro, promovendo o conhecimento doq ue de fato se trata esse tipo de ativo e como operacionaliza-lo.
As criptomoedas são ativos bem interessantes, para dizer o mínimo. O uso delas está tão popular hoje em dia que até mesmo alguns países já estão em fases de testes com versões cripto das moedas convencionais. Não há como ter certeza se elas vão acabar com as moedas impressas, entretanto, elas provavelmente vão se tornar os tipos mais usados em alguns anos.
Já tinha comentado mas vim comentar de novo só para dizer que Criptomoedas é o futuro! Parabéns pelos podcast, agregaram bastante a disciplina. O mercado de criptos é extremamente variável e pode acabar levando todo o patrimonio, por isso coloquem pouco recurso nesse investimento. Analise bem um ativo antes de coloca-lo em sua carteira, é um mercado onde tem bastante golpes e ainda tem muito para ser estudado! Boa sorte a todos.
Ótimo podcast! Vejo que há grandes riscos nesse mercado de criptomoedas em virtude da insegurança jurídica no que se refere às operações com moedas digitais nos meios virtuais. A ausência de regulação pode causar grandes perdas aos investidores, muitas vezes por golpes, o que tem sido bastante recorrente.